Conceito de Alavanca Financeira
A Alavanca Financeira (também conhecida pela expressão leverage financeiro) corresponde a um efeito financeiro de crescimento da Rendibilidade dos Capitais Próprios (também designado por ROE ou “Return on Equity“) que se produz através do aumento do nível de endividamento. Este efeito verifica-se sempre que os custos financeiros de financiamento são inferiores à rendibilidade de determinada operação de investimento ou do investimento da empresa na sua globalidade. Em termos gerais, podemos dizer o Efeito de Alavanca Financeiro é positivo quando a Rentabilidade dos Investimentos (ROI) é superior ao Custo Médio dos Capitais Alheios (CCA).
Dado que potencia uma melhoria da rendibilidade dos capitais próprios, a existência de alavancagem financeira acarreta naturalmente benefícios para os detentores do capital da empresa pois, sem necessidade de aumentar os seus próprios capitais investidos, conseguem maiores retornos financeiros. Desta forma, a alavanca financeira pode também ser designada por factor multiplicador do capital próprio.
Tendo em conta o referido, a existência ou não de alavancagem financeira depende não apenas da rendibilidade dos investimentos efectuados, mas também das condições e financiamento conseguidas no mercado, nomeadamente os custos de financiamento. Obviamente que, numa decisão de financiamento, além das condições de financiamento, é necessário ter também em atenção a influência que o acréscimo de endividamento provoca na estrutura financeira da empresa e no risco financeiro de curto e de longo prazos.
Fórmula de cálculo do Efeito de Alavanca Financeira (AF):
AF = A / CP * (ROE – CCA) em que AF é o Efeito de Alavanca Financeira, A o Activo, CP os Capitais Próprios, ROE a Rentabilidade do Investimento e CCA o Custo Médio dos Capitais Alheios. |