Aferição (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito / Significado de Aferição – A Aferição consiste num procedimento de medida (controlo metrológico) em que se efectua o controlo dos (…)

Conceito de Aferição

A Aferição consiste num procedimento de medida (controlo metrológico) em que se efectua o controlo dos instrumentos de medição (nomeadamente os utilizados nas transaçõesAferição comerciais, na saúde, na segurança, na protecção do consumidor e do ambiente, e que, por lei, estão submetidos a esse controlo). Este controlo é efetuado através da comparação entre o valor observado e o correspondente valor padrão reconhecido por um órgão oficial.

São vários os equipamentos passam por aferições frequentes realizadas por entidades oficiais de forma a verificar o integral cumprimento das regras em vigor, entre os quais, as balanças,  taxímetros, bombas de combustíveis, tacógrafos, etc.

Em Portugal as entidades responsáveis pela aferição dos instrumentos de medição são as seguintes:

  • Direcções Regionais de Economia e das Regiões Autónomas
  • Serviços Municipais de Metrologia
  • Serviços Concelhios de Metrologia
  • Organismos de Verificação Metrológica
  • Reparadores e Instaladores de Instrumentos de Medição

No Brasil é o IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) que tem a incumbência de verificar, fiscalizar e certificar os produtos e serviços obedecendo aos padrões estabelecidos oficialmente.

1517 Visualizações 1 Total
1517 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.