Acreditação (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Apresentação do conceito de acreditação em sentido lato e dos requisitos para obtenção pelas entidades dessa mesma acreditação…

Conceito de Acreditação

A acreditação (de uma instituição) consiste na avaliação e reconhecimento da capacidade e competência técnica dessa instituição para efetuar atividades específicas de avaliação da conformidade relativamente aAcreditação determinados normativos estabelecidos legalmente. Geralmente é uma atividade sujeita a legislação muito rigorosa, podendo ser atribuída quer por uma entidade pública com poderes para tal ou por uma entidade privada independente e com reconhecimento público para tal e/ou com poderes atribuídos por alguma instituição pública.

O processo de acreditação de uma entidade envolve um procedimento de avaliação periódico, e geralmente confidencial, dos recursos e práticas (incluindo técnicas, processos e procedimentos), com o objetivo de garantir a qualidade dos processos, produtos e serviços através da observação de determinados padrões previamente estabelecidos através de determinados normativos. Pode-se assim dizer que uma instituição é acreditada quando a organização dos seus recursos e atividades estão conforme um processo cujo resultado final corresponda aos padrões estabelecidos para a obtenção dessa mesma acreditação (por exemplo, a avaliação da conformidade relativamente a normativos de qualidade).

Alguns exemplos de áreas em que existem acreditações são as que se apresentam de seguida:

  • Sistemas de gestão da qualidade
  • Produtos, serviços e processos
  • Pessoas e profissões
  • Ambiente e proteção ambiental
  • Calibração, ensaios, inspeções
1242 Visualizações 1 Total
1242 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.