Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação do CAC 40
CAC 40 (CAC = Cotation Assistée en Continu) designa o índice acionista de referência do mercado francês. Este índice engloba as 40 empresas com maior capitalização bolsista cotadas na bolsa de valores no mercado francês, independentemente do setor de cada uma. Cada uma das empresas constituintes apresenta no índice pesos diferentes em função da sua capitalização capitalização bolsista, sendo que a ponderação máxima de cada um é de 15%.
Com o surgimento e desenvolvimento dos derivados financeiros, tais como warrants, futuros e opções, e tal como aconteceu com outros índices bolsistas de referência, o CAC 40 tornou-se, ao longo do tempo, um valor em si mesmo, que é negociável, servindo de ativo subjacente, ou seja, de ativo-base, objeto de vários tipos de contratos de derivados financeiros.
Funcionamento e critérios
Este índice é revisto trimestralmente por um comité de especialistas, de forma a que, a todo o momento seja um índice dinâmico e representativo do mercado, no qual acontecem constantemente eventos imprevisíveis tais como ofertas públicas de aquisição e redução significativa do free float, entre outros.
Sempre que um título sai do CAC 40 aquele é substituído por outro que se encontra no índice CAC Next 20, que é visto como uma antecâmara do CAC 40, sendo que os títulos devem cumprir, entre outros, os seguintes critérios de elegibilidade: liquidez, capitalização bolsista mínima, visibilidade nos meios de comunicação social.
Um pouco de história…
Criado com 1000 pontos de base em pela Compagnie des agents de change, o CAC conheceu diferentes ciclos na sua valorização. Um dos momentos mais relevantes foi durante o início dos anos 2000, altura em que uma bolha especulativa associada à internet e às empresas tecnológicas, conhecida como «a bolha das dot.com» envolveu os mercados financeiros levando o CAC 40 a atingir um pico em 4 de setembro de 2000 com 6944.77 pontos no fim da sessão. Três anos mais tarde, o clima financeiro e geopolítico era agreste (ataques especulativos e guerra do Iraque), o que fez com que o índice caísse para 2401.15 pontos (o seu nível mais baixo desde 1997). Seguiu-se uma nova bolha especulativa associada ao mercado imobiliários nos EUA conhecido por «bolha do subprime», que fez com o índice CAC 40 atingisse os 6168.15 pontos (sessão de 4 de setembro de 2007), vindo depois a colapsar, desenhando uma trajetória descendente sem precedentes. A partir de 2009 o CAC 40 retomou a trajetória descendente, tendo vindo gradualmente a aproximar-se dos picos atingidos em 2000 e em 2007.
References:
Cameron, R. (2005), História Económica do Mundo (3a ed.). Lisboa: Publicações Europa-América.