Conceito de Bull Market
A expressão inglesa Bull Market (que em português significa ‘Mercado do Touro’), é utilizada para designar um mercado financeiro que apresente uma tendência de valorização das cotações da generalidade dos ativos nele transacionados. Da mesma forma, pode ser utilizada a expressão Bullish para designar essa mesma tendência. A utilização da palavra Bull (Touro) deve-se ao facto de este animal fazer a sua investida de baixo para cima; pelo contrário, é utilizada a palavra Bear (Urso) para designar a tendência de descida das cotações, dado que este animal faz o seu ataque de cima para baixo.
Um Bull Market tem geralmente uma duração de 3 a 6 anos, sendo este um períodos caracterizados por grande otimismo e pela confiança dos investidores de que os bons resultados devem continuar. Não é fácil determinar, de forma consistente, em que momento a tendência do mercado pode mudar e seguir uma tendência decrescente generalizada, ou seja, bear market (designada tendência bearish). Esta dificuldade é, sobretudo, devida aos efeitos psicológicos e da especulação que desempenham um papel significativo na alteração destas tendências.
O despoletar de tendências bullish e bearish antecipam muitas vezes com o ciclo económico: Por isso, o surgimento de uma tendência bullish é, geralmente, um indicador importante da expansão económica, uma vez que as expectativas positivas sobre futuras condições económicas impulsiona os preços das ações. O mercado inicia frequentemente essa tendência ascendente antes de serem implementadas medidas económicas mais amplas, como medidas expansionistas para crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
Em períodos de Bull Market, com as expetativas dos investidores em alta e as cotações das ações a subir, é natural que os ativos de refúgio, como o ouro e os títulos de dívida pública, percam importância, levando à queda da procura e dos respetivos preços. Por outro lado, o volume de ações negociadas pode aumentar fortemente, e até mesmo o número de empresas que procuram explorar o mercado de ações por meio de IPO (Ofertas Públicas Iniciais) aumenta.
O Bull Market mais longo e prolífico da história moderna teve início com o fim da era de estagflação em 1982, durando até ao ‘rebentamento’ da bolha especulativa associada às dotcom em 2000. Durante este bull market o índice norte-americano Dow Jones ganhou em média 16,8% ao ano, enquanto o índice tecnológico NASDAQ aumentou seu valor cinco vezes entre 1995 e 2000.
References:
- Silva, Miguel (2013). Bolsa – Investir nos Mercados Financeiros. 1ª Ed. Lisboa: Bookout.