Zollverein

O que é o Zollverein

O termo Zollverein designa uma união aduaneira criada por iniciativa da Prússia em 1834 entre os principais Estados alemães. Esta união aduaneira, que estabeleceu uma zona de comércio livre entre os países membros e uma pauta aduaneira comum perante o exterior, esteve na génese da economia alemã e criou as condições necessárias para a unificação política da Alemanha em 1871, fazendo assim frente à hegemonia que o Império Austro-Húngaro impunha na região.

O objetivo da Prússia com esta união aduaneira era o seu desenvolvimento industrial e a formação de uma forte burguesia nacional e assim criar as condições necessárias para a reunificação dos diversos Estados Alemães, criando um Estado forte e capaz de rivalizar com o Império Austro-Húngaro. E de facto, com a assinatura do acordo, deu-se um forte incremento do comércio nos Estados signatários, promovendo o nascimento de novas indústrias e o desenvolvimento económico e, passadas pouco mais de 3 décadas a unificação dos diversos Estados Alemães.

O sucesso do acordo foi de tal ordem que passadas apenas 3 décadas foi possível aos prussianos dar início à formação de um forte exército e iniciar a anexação de vários Estados da região.

2704 Visualizações 2 Total
2704 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.