Velocidade da Moeda

Apresentação do conceito de velocidade da moeda; fórmula de cálculo da velocidade da moeda; velocidade da moeda e monetarismo…

Conceito de Velocidade da Moeda

A velocidade da moeda (ou velocidade de circulação da moeda), conceito criado no início do séc. XIX por Alfred Marshall e Irving Fisher, mede a velocidade com que a moeda circula na economia ou muda de mãos e está na base do monetarismo. Quando a quantidade de moeda é grande relativamente ao fluxo de despesas, a velocidade da moeda é maior; quando a quantidade de moeda é pequena relativamente ao fluxo de despesa, a velocidade da moeda é menor, ficando retida com maior intensidade em “mealheiros” ou em depósitos bancários.

Fórmula de Cálculo

Em termos mais precisos, a velocidade da moeda corresponde à taxa a que a quantidade de moeda “roda” relativamente ao produto total da economia e pode ser calculada como o rácio entre o PIB e a quantidade de moeda:

V = PIB/M = (P.Q)/M

Em que V representa a velocidade da moeda, PIB é o PIB nomina, P os preços de mercado, Q a quantidade de produtos transaccionada na economia (i.e. o PIB real) e M a quantidade de moeda.

Velocidade da Moeda e Monetarismo

Segundo os monetaristas, e de acordo com a Teoria Quantitativa dos Preços, a velocidade da moeda é relativamente estável, pelo que o nível geral de preços acaba por ser determinado directamente pela quantidade de moeda disponível na economia. Assim, a nova definição de velocidade da moeda pode ser apresentada da seguinte forma:

V = (P.Q)/M <=> P = MV/Q <=> P = (V/Q).M = kM

Esta equação é obtida a partir da anterior definição de velocidade da moeda, substituindo V/Q por uma variável k. Muitos economistas clássicos pensavam que k era constante ou relativamente estável se o padrão de transações também o fosse.

 

2805 Visualizações 3 Total
2805 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.