Preço

Conceito de Preço

O preço não é mais do que a expressão monetária do valor de um bem transaccionado no mercado. Uma das questões primordiais da economia é estudar o processo pelo qual são estabelecidos os preços dos bens no mercado, ou seja, como funciona o mecanismo de mercado.

Segundo a teoria económica, o valor de determinado bem (e, por definição, o seu preço) resulta do confronto, no mercado, entre a sua procura por parte dos consumidores e a sua oferta por parte dos produtores. No caso da procura, o valor atribuído pelos consumidores depende da utilidade que estes conseguem retirar do seu consumo, ou seja, do grau de satisfação de necessidades que o consumo do bem proporciona. Quanto à oferta, o valor atribuído ao bem pelo produtores depende dos custos de produção, ou seja, do valor que é necessário despender em factores produtivos para obter determinada quantidade do bem.

Para alguns factores produtivos, os preços assumem outras designações, nomeadamente:

  • Preço do trabalho = salário
  • Preço do dinheiro = juro
  • Preço da cedência de instalações = renda
10676 Visualizações 1 Total
10676 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.