Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de População Activa
A População Activa representa um indicador da força de trabalho de uma determinada economia num determinado momento e corresponde ao conjunto de todos os indivíduos que exercem uma actividade remunerada (os chamados empregados) ou que, possuindo capacidade e desejo para a exercerem, não a exercem por motivos fortuitos (os chamados desempregados). Ficam assim excluídos da População Activa os trabalhadores não remunerados (por exemplo as donas de casa) e os não trabalhadores (crianças, estudantes, idosos, inválidos, etc.)
No passado, incluía-se também na população activa não empregada os indivíduos a prestar serviço militar obrigatório. Actualmente, e após o fim do serviço militar obrigatório, deixou de fazer sentido incluir este grupo de indivíduos.
De forma a medir a capacidade da força de trabalho relativamente à população total, é usual calcular o indicador de taxa de actividade:
Taxa de Actividade = População Activa / População Total
São diversos os factores que determinam a maior ou menor taxa de actividade de um país, entre os quais a taxa de natalidade, a taxa de emprego feminina, o grau de envelhecimento da população, o nível de escolaridade obrigatória, entre diversos outros.
Dada a sua relevância em termos económicos, é também usual também comparar a população desempregada com a população activa, resultando daí a taxa de desemprego:
Taxa de Desemprego = População Desempregada / População Activa
Evolução da Taxa da População Ativa em Portugal
Fontes/Entidades: INE, PORDATA