Conceito de Óptica do Rendimento
No âmbito da ciência económica, a óptica do rendimento designa uma das formas de cálculo da produção de determinada economia num determinado período de tempo e que se baseia na soma de todos os rendimentos atribuídos aos diferentes agentes económicos e resultantes dessa mesma produção. De facto, a produção origina valor e esse valor é utilizado para remunerar todos os factores produtivos utilizados no processo de produção. Assim, o valor da produção é necessariamente igual ao valor dos rendimentos por ela proporcionados.
Fórmula de cálculo do PIB pela Óptica do Rendimento
Desta forma, e tendo em conta o referido, o Produto Nacional Bruto (PNB) coincide com o Rendimento Nacional (RN) o qual, por sua vez, pode ser calculado como a soma de todos os rendimentos gerados na economia, isto é: remuneração do trabalho (salários, contribuições patronais) + remuneração do capital (também designado por ‘excedentes brutos de capital’, e que incluem juros, rendas, lucros,…) + impostos líquidos1 incidentes sobre a produção e a importação + saldo dos rendimentos do trabalho e do capital com o resto do mundo.
(1) O termo “imposto líquido” designa os impostos subtraídos dos subsídios.
Outras Ópticas de cálculo do PIB
As outras ópticas de cálculo do ‘produto’ são a óptica da despesa e a óptica do produto. A primeira destas ópticas, calcula o produto como a soma das despesas efectuadas sobre a produção interna pelo conjunto dos agentes económicos. A segunda destas calcula o produto como a soma do valor acrescentado por cada uma das unidades produtivas.
Se és estudante, conhece aqui um trabalho escolar sobre esta temática >>>