Modelo IS-LM

O modelo ISLM descreve o comportamento de uma economia constituída por três mercados: bens e serviços, monetário e títulos.

Apresentação do Modelo IS-LM

Curva IS-LMO Modelo IS-LM, também designado Modelo Keynesiano Generalizado, é um instrumento de análise macroeconómica, utilizado sobretudo para fins didáticos, e que procura explicar o comportamento geral da economia, bem como os efeitos das políticas monetária e orçamental nesse mesmo comportamento.

O modelo é geralmente representado num gráfico de coordenadas cartesianas, no qual são relacionadas duas variáveis endógenas: a taxa de juro (colocada no eixo das ordenadas) e o produto real (colocada no eixo das abcissas). Neste gráfico são então representadas duas curvas (a curva IS e a curva LM), cada uma delas representando um equilíbrio fundamental da economia:

No caso da curva IS (sigla de Investment – Saving), esta representa o mercado dos bens e serviços, identificando as diferentes combinações possíveis entre taxas de juro e níveis de produção para as quais o investimento planeado (I) é igual à poupança planeada (S). Dado que, com o aumento das taxas de juro o investimento tende a retrair-se e por consequência o produto, a relação entre taxa de juro e produto real é negativa, pelo que a curva IS surge no gráfico com inclinação negativa.

Quanto  à curva LM (sigla de Liquidity Preference – Money Supply), esta representa o mercado monetário, identificando todas as combinações possíveis entre taxas de juro e níveis de produção para as quais a procura de moeda (L) é igual à oferta de moeda (M). Pelo facto de o aumento do produto levar ao aumento da procura de moeda, que por sua vez leva ao aumento das taxas de juro. Por este motivo, existe uma relação positiva entre taxas de juro e nível de produção, pelo que a curva LM é representada no gráfico com inclinação positiva.

Colocando em ambas as curvas no gráfico, é possível identificar um ponto de interseção, o qual representa uma situação em que os mercados dos bens e serviços e os mercados monetários sem encontram em situação de equilíbrio. Além de identificar o ponto de equilíbrio geral da economia, o modelo permite também identificar e analisar efeitos das políticas monetárias e orçamentais na economia:

Assim, no caso de uma política monetária expansionista, que corresponde a aumentar a oferta de moeda, ocorre um excesso de oferta relativamente à procura. Para que o mercado monetário volte ao equilíbrio, é necessário um nível de produção mais elevado de forma a que a procura de moeda aumento (por motivo de aumento de transações) – em termos gráficos, tal corresponde a um deslocamento da curva LM para a direita, levando a um aumento do nível de produção e a uma redução das taxas de juro.

No caso de uma política orçamental expansionista (por exemplo um aumento das despesas do Estado), tal leva a que, para cada taxa de juro, o nível de produção seja maior, o que graficamente corresponde a um deslocamento da curva IS para a direita, o que leva a um aumento simultâneo das taxas de juro e do nível de produção.

Curva IS LM Curva IS LM
Política monetária expansionista Política orçamental expansionista
1211 Visualizações 1 Total
1211 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.