Hipótese das Expectativas Racionais

Conceito de Hipótese das Expectativas Racionais – A Hipótese das Expectativas Racionais constitui um dos pressupostos base das modernas teorias (…)

Conceito de Hipótese das Expectativas Racionais

A Hipótese das Expectativas Racionais constitui um dos pressupostos base das modernas teorias neo-clássicas e, de acordo com esta, as previsões (ou expectativas) dos agentes económicos relativamente às variáveis económicas são não enviesadas (ou seja, não contém erros sistemáticos de previsão) e, simultaneamente, baseiam-se em toda a informação disponível.

Assumindo como verdadeira a Hipótese das Expectativas Racionais, o governo não poderá enganar as populações com políticas económicas sistemáticas pois estes são racionais e possuem a mesma informação que o governo. Apesar disso, existe sempre a tentativa de fazer a gestão das expectativas dos agentes económicos pelo governo de forma a conseguir influenciar o seu comportamento e a evolução de determinadas variáveis económicas.

2869 Visualizações 1 Total
2869 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.