Herbert A. Simon

Herbert A. Simon nesceu em Milwaukee, Wisconsin, em 1916. Foi um economista agraciado com o Prémio Nobel da Economia em 1978.

Herbert A. Simon (1916 – 2001)

Herbert A. Simon nesceu em Milwaukee, Wisconsin, em 1916. Foi um economista agraciado com o Prémio Nobel da Economia em 1978. Foi um investigador que que se notabilizou nos campos da psicologia cognitiva, informática, administração pública, sociologia, economia e filosofia.

Percurso de vida

Herbert A. Simon, filho de um engenheiro elétrico, inventor e designer de acessórios eléctricos, mais tarde também um advogado especializado em patentes e de uma pianista, foi uma terceira geração americana.

Recebeu uma excelente educação das escolas primárias e secundárias públicas globais em Milwaukee, complementados pelo departamento de ciência fino da biblioteca pública e os muitos livros que encontrou em casa. Enquanto frequentava a escola secundária também jogava beisebol e futebol, fazia caminhadas e acampava, lia, entre outras atividades extracurriculares. A mesa de jantar em sua casa era um lugar para discussão e debate – muitas vezes política, às vezes científica.

Até bem ao longo de meus anos de colégio, meus interesses eram remover dispersos, cada vez mais, apesar de terem sido dirigido para a ciência – de que tipo eu não tinha certeza.  A ideia de que podem ser estudados o comportamento humano nunca é sugerido cientificamente até muito mais tarde no processo educativo – que foi transmitida pela história Certamente não ou “educação cívica” cursos como então eles foram ensinados.

Até o momento eu estava pronto para entrar na Universidade de Chicago, em 1933, tinha um sentido de direção geral. As ciências sociais, pensei, necessário o mesmo tipo de rigor e os mesmos fundamentos matemáticos que fizeram as ciências “duras” tão brilhantemente bem sucedido. Eu faria para me preparar para se tornar um cientista social matemática. Por uma combinação de estudo formação e auto formal, dos últimos continuada sistematicamente bem na década de 1940, eu era capaz de ganhar uma ampla base de conhecimentos em economia e ciência política, juntamente com habilidades razoáveis em matemática avançada, a lógica simbólica e estatística matemática.

Casou com Dorothea Pye em 1937 e tiveram três filhos.

Percurso académico

O seu mentor em Chicago mais importante foi um econometrista e especializado em economia matemática, Henry Schultz, mas eu também estudou com Rudolf Carnap na lógica, Nicholas Rashevsky em biofísica matemáticas, e Harold Lasswell e Charles Merriam em ciência política. Também fiz um estudo sério da física de pós-graduação a fim de fortalecer e praticar minhas habilidades matemáticas e para ganhar um conhecimento íntimo do que uma ciência “dura” era como, especialmente no lado teórico.

Na sua licenciatura, em 1936, desenvolvem um importante trabalho sobre o papel das organizações na tomada de decisões, especificamente no campo da administração local. A assistência de pesquisa levou à direção, de 1939 a 1942, de um grupo de pesquisa da Universidade da Califórnia, Berkeley, envolvido nos mesmos tipos de estudos. Por acordo com a Universidade de Chicago, uma dissertação sobre tomada de decisões administrativas durante os três anos seguintes valeu-lhe um doutoramento.

Quando a sua bolsa de investigação chegou ao fim, assegurou uma posição em ciência política pelo Illinois Institute of Technology pela intercessão de um amigo que estava saindo. Naquela época, a Comissão Cowles de Investigação em Economia foi localizado na Universidade de Chicago. Seu pessoal incluía Jacob Marschak e Tjalling Koopmans que então dirigir o trabalho de estudantes de pós-graduação como Kenneth Arrow Tal, Leo Hurwicz, Lawrence Klein, e Don Patinkin. Oscar Lange,  participou da Cowles pessoal frequentes seminários, e ele se tornou, numa base regular, também participante.

Isso o levou a uma outra formação em economia, completando as estatísticas teoria walrasiano e Neyman-Pearson eu tinha aprendido No início de Henry Schultz (e de Jerzy Neyman em Berkeley) com um estudo cuidadoso da Teoria Geral de Keynes (feito compreensível pelos modelos matemáticos propostos por Meade, Hicks e Modigliani), e as novas técnicas econométricas sendo introduzido por Frisch e investigados pela equipe Cowles.

O seu interesse em economia matemática era grande e continuou trabalho ativo nos problemas nesse domínio, principalmente no período de 1950 a 1955.

Em 1949, Carnegie Institute of Technology recebeu uma doação para estabelecer uma Escola de Graduação em Administração Industrial. Deixou Chicago para Pittsburgh para participar com G.L. Bach, William W. Cooper, e outros no desenvolvimento da nova escola. O objetivo era colocar a educação de negócio em uma fundação de estudos básicos em economia e ciência comportamental.

Enquanto isso, no entanto, o estudo descritivo de tomada de decisão organizacional continuou como a sua ocupação principal, neste caso em colaboração com Harold Guetzkow, James March, Richard Cyert. O seu trabalho levou a sentir a necessidade de uma teoria cada vez mais adequada da resolução de problemas humanos para compreender as decisões. Essa investigação deixou-lhe pouca oportunidade para fazer o trabalho de um tipo mais clássico em economia. Entretanto continuou a desenvolver modelos estocásticos para explicar as distribuições altamente distorcidas observado de tamanhos de empresas comerciais.

532 Visualizações 2 Total
532 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.