Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
O que é o Eurostat?
O Eurostat, também designado por Gabinete de Estatísticas da União Europeia, é a autoridade estatística da União Europeia, cujo papel fundamental é o de fornecer estatísticas padronizadas, comparáveis e de elevada qualidade à Comissão Europeia, ao Banco Central Europeu e às restantes instituições da União Europeia para que possam ser definidas, implementadas e analisadas as regras e políticas comunitárias. Para tal, o Eurostat faz o processamento e tratamento de diverso tipo de informações estatísticas relativas quer aos Estados-Membros da União, quer relativas às suas regiões.
Criado em 1953, o Eurostat é atualmente uma das principais e mais antigas Direcções-Gerais da Comissão Europeia e está sediado no Luxemburgo. De facto, desde o início do processo de construção europeia que se sentiu a necessidade de dotar as instituições europeias de um serviço com capacidade para fornecer estatísticas fiáveis, independentes, eficazes e objetivas. A necessidade de fundamentar adequadamente as políticas e decisões tomadas pelas diversas instituições europeias é a principal razão para a existência do Eurostat. Mas o Eurostat é também extremamente importante para os governos e autoridades nacionais de cada Estado-Membro e até mesmo para as empresas e instituições em geral. De destacar que o Eurostat não se substitui às diferentes autoridades estatísticas nacionais de cada país, que conservam uma função de extrema importância a nível nacional, incluindo a recolha dos dados estatísticos para processamento posterior pelo Eurostat. As estatísticas da União Europeia visam essencialmente os processos de decisão e de avaliação a nível europeu, permitindo também as pertinentes comparações ao nível adequado (nacional ou regional).
Os princípios básicos que regem a atuação do Eurostat são os da imparcialidade, da independência e da confidencialidade estatística. Estes princípios, que devem reger qualquer instituição que trabalhe com estatísticas, sublinham a separação entre as áreas políticas e de administração.
Os dados e informações recolhidos e tratados pelo Eurostat encontram-se divididos em nove áreas temáticas principais e em trinta áreas sub-temáticas. As áreas temáticas principais são as seguintes:
- Estatísticas gerais e regionais
- Economia e finanças
- População e condições sociais
- Indústria, comércio e serviços
- Agricultura e pescas
- Comércio externo
- Transportes
- Ambiente e energia
- Ciência e tecnologia
Responsabilidades e Prioridades
As prioridades de trabalho do Eurostat são redefinidas a cada cinco anos, através do designado programa estatístico europeu. As principais prioridades deste programa cobrem os seguintes domínios:
- Prosperidade, competitividade, inovação e crescimento;
- Solidariedade e desenvolvimento humano;
- Coesão económica, social e regional, desenvolvimento sustentável e desafios demográficos;
- Segurança;
- Novos alargamentos da União Europeia.
Para dar seguimento às suas prioridades, o Eurostat desenvolve as seguintes atividades:
- Elaboração, em colaboração com as autoridades estatísticas nacionais, de definições, classificações e metodologias padronizadas e harmonizadas para a realização de estatísticas oficiais europeias;
- Cálculo de dados agregados para a União Europeia e a para a Zona Euro, utilizando dados recolhidos pelas autoridades estatísticas nacionais ao abrigo de normas harmonizadas;
- Disponibilização e publicação de estatísticas europeias gratuitamente às instituições oficiais europeias e nacionais de cada país, aos decisores e ao público em geral através do seu sítio na Internet e de outros canais de divulgação.
References:
http://ec.europa.eu/eurostat