Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conceito de Equilíbrio de Mercado
O equilíbrio de mercado é uma situação de mercado em que o preço e a quantidade do bem desejada pela procura e pela oferta se igualam. O preço que se verifica numa situação de equilíbrio de mercado é tal que a quantidade procurada do bem é exactamente igual à quantidade oferecida desse mesmo bem. Diz-se, por isso que estamos perante uma quantidade e um preço de equilíbrio. O termo “equilíbrio” é utilizado porque numa situação como a descrita não existem quaisquer incentivos para aumentar o descer o preço desde que todas as restantes determinantes da oferta e todas as restantes determinantes da procura se mantenham constantes. Por outro lado, numa situação de não equilíbrio de mercado, existem incentivos para que o mercado tenda para esse equilíbrio: por exemplo, se estivermos perante uma situação em que a quantidade procurada é superior à quantidade oferecida, o preço tem tendência a subir, de forma a que a quantidade procurada diminua e a quantidade oferecida aumente; se a quantidade procurada for inferior à quantidade oferecida acontece exactamente o inverso.
Representação Gráfica do Equilíbrio de Mercado
Numa representação gráfica, o equilíbrio de mercado é dado pelo ponto em que a curva da procura e a curva da oferta se cruzam.
Em que P é a variável Preço, Q a variável Quantidade, S a curva da Oferta (Suply), D a curva da Procura (Demand), p* o Preço de Equilíbrio, q* a Quantidade de Equilíbrio e E o Ponto de Equilíbrio de Mercado. O ponto E representa, portanto, o único ponto em que, para determinado preço, a quantidade oferecida é igual à quantidade procurada.