Economia Linear

Conceito de economia linear

A expressão Economia Linear designa um modelo económico seguido desde a Revolução Industrial, e que tem como princípio base o descarte dos produtos após a sua utilização. De acordo com este modelo, todos os produtos tem um ciclo linear, que é iniciado com a extração das matérias primas, o processamento e transformação em produtos, a sua distribuição e venda, a sua utilização e por fim o seu descarte como resíduos. Neste modelo não existe, portanto, qualquer previsão de reutilização ou reaproveitamento dos produtos, pelo que, o que antes eram produtos ou mercadorias tornam-se basicamente lixo. De facto, o uso intensivo de recursos naturais tem sido historicamente feito sem preocupações com os impactos ambientais, e sem atentar para possibilidades de reutilização de recursos que sejam reaproveitáveis. Fazendo este descarte na forma bruta de lixo, materiais biológicos, tecnológicos e outros são misturados, dificultando a sua separação e posterior reaproveitamento. Esse lixo acaba então em aterros sanitários, incineradoras, ou até mesmo largado sem qualquer regra. Ocorre, portanto, uma perda de recursos que poderiam ser reaproveitados, reciclados, e voltar ao processo produtivo.

Economia Linear

Esta característica do modelo de economia linear torna-o muito ineficiente e insustentável, uma vez que, quer os recursos naturais, quer as fontes energéticas não são ilimitadas, podendo esgotar-se rapidamente, além das consequências extremamente negativas ao nível do meio ambiente.

Pelos motivos apresentados, e como alternativa ao modelo linear, vem emergindo um novo modelo designado por economia circular, o qual coloca a ênfase na reparação, reciclagem, reaproveitamento e reutilização de forma a tornar a economia e a vida no planeta mais sustentável. Neste novo modelo, o que antes era um resíduo, agora passa a ser um recurso.

3365 Visualizações 2 Total
3365 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.