A desconto (at discount)

Apresentação do conceito de ‘a desconto’ nos diversos contextos: mercados de futuros, mercados cambiais e emissões de instrumentos financeiros.

Apresentação do conceito de ‘a desconto’

No âmbito das finanças e dos mercados financeiros, a expressão ‘a desconto‘ (ou em inglês at discount) é utilizada nos mercados de futuros para expressar uma situação em que o preço do ativo subjacente A Descontoé mais baixo no mercado de futuros do que no mercado à vista – neste caso estamos perante uma situação de mercado invertida. A mesma expressão pode ser também utilizada nos mercados cambiais para caracterizar uma situação em que uma determinada moeda apresente um valor mais baixo no mercado a prazo do que no mercado à vista para entrega imediata.

Quando determinado título ou instrumento financeiro é comercializado na emissão a um preço inferior ao seu valor nominal, também pode ser utilizada a expressão ’emissão a desconto’. Tal acontece, por exemplo, quando uma nova ação é vendida no mercado a um preço inferior ao seu valor nominal – isto é muito vulgar em processos de aumento de capital reservados aos atuais acionistas.

O inverso de uma situação ‘a desconto’ é ‘a prémio‘, a qual significa exatamente o contrário.

637 Visualizações 1 Total
637 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.