Consumo Privado

Conceito de Consumo Privado

O Consumo Privado é uma das componentes da despesa interna utilizada para cálculo do PIB e designa as despesas das famílias em bens de consumo tais como alimentos, vestuário, lazer, educação, saúde, etc., não incluindo as despesas em bens duradouros como a aquisição de habitação, as quais são consideradas como investimento.

O Consumo Privado é a principal componente da despesa interna e depende essencialmente do rendimento disponível das famílias e da propensão marginal ao consumo, isto é, da repartição dada pelas famílias ao seus rendimento disponível entre consumo e poupança. No caso do rendimento disponível das famílias aumentar, existe uma tendência para que o consumo aumente; da mesma forma se, por qualquer motivo, a taxa de poupança aumentar, reduzindo a propensão marginal ao consumo, o consumo tem tendência a reduzir-se.

10020 Visualizações 1 Total
10020 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.