Conceito de Colbertismo
A expressão Colbertismo designa uma forma de proteccionismo praticada em França durante o reinado de Luís XIV pelo seu ministro J. B. Colbert. Inspirado nos princípios mercantilistas que defendiam que a riqueza e poder do Estado resultam da acumulação de ouro e outros metais preciosos, Colbert definiu um conjunto de medidas com o objectivo de gerar um excedente comercial e assim proporcionar a acumulação de ouro. Dessas medidas, destacam-se as seguintes:
- Proteccionismo selectivo: (1) criação de uma pauta aduaneira dissuasora para os produtos manufacturados estrangeiros e favorável à importação de matérias-primas necessárias à produção manufactureira; (2) encorajamento das exportações de produtos manufacturados; (3) recurso à mão-de-obra estrangeira.
- Desenvolvimento do comércio externo através da criação de companhias que beneficiavam de monopólios e de subvenções estatais e através do desenvolvimento de infra-estruturas marítimas.
- Política industrial: (1) criação de empresas manufactureiras reais com capitais públicos e privados; (2) regulamentação rígida do trabalho e dos padrões de qualidade.
- Exploração das colónias de acordo com o princípio do pacto colonial.