Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Quem foi Bertil Ohlin
Bertil Ohlin (Skåne, 23 de abril de 1899 – Åre, 3 de agosto de 1979) foi um economista e político sueco, agraciado, juntamente com James E. Meade, com o Prémio Nobel de Economia em 1977, pelo seu contributo pioneiro para a teoria do comércio internacional e dos movimentos internacionais de capitais.
Percurso de vida pessoal e profissional
Bertil Ohlin nasceu em Skåne, na Suécia, em abril de 1899 no seio de uma família de classe média-alta. Considerado como bom aluno em matemático, acabou por estudar economia, matemática e estatística na Universidade de Lund, obtendo a licenciatura em 1917. Mais tarde estudou na Escola de Economia e Negócios de Estocolmo, na Universidade de Harvard e na Universidade de Cambridge, antes de ser doutorado pela Universidade de Estocolmo em 1924 com a sua tese, The Theory of Trade. De 1925 a 1930, Ohlin foi professor de Economia na Universidade de Copenhaga. Em 1930 regressou à Escola de Economia e Negócios de Estocolmo onde foi Professor de Economia até à sua reforma em 1965.
Enquanto académico foi um dos membros mais proeminentes da designada ‘Escola Sueca’. Discutiu com Keynes sobre a questão das reparações alemãs após a Primeira Guerra Mundial e tornou-se num dos principais especialista em comércio internacional, destacando-se os seus estudos e pesquisas sobre as contradições entre equilíbrio económico interno e externo.
Além de sua carreira académica, Ohlin esteve ativamente ligado à política, tendo sido presidente da Federação Juvenil Liberal de 1934 a 1939, membro do Parlamento sueco de 1938 a 1970, líder do Partido Liberal Sueco de 1944 a 1967, e serviu no governo de coligação como Ministro de Comércio de 1944 a 1945.
Embora tenha obtido reconhecimento internacional no final da década de 1920, após seu debate com Keynes sobre o problema da transferência no contexto das reparações da Primeira Guerra Mundial, a sua reputação internacional foi firmemente estabelecida em 1933 com a publicação de seu livro «Comércio Inter-regional e Internacional», no qual desenvolve o seu modelo de comércio internacional. Mais tarde, juntamente com Eli Heckscher, cria a célebre modelo económico Heckscher- Ohlin, o qual destaca a inter-relação entre dos fatores de produção em diferentes proporções em cada país e sua utilização na produção de bens diferentes, demonstrando que os países tendem a direcionar seus esforços para a produção dos bens que utilizam os fatores em que esses países são abundantes, ou seja, cada país produz aquilo que tem mais fatores para a produção.
References:
Karier, Thomas (2011). Intellectual Capital – Forty years of the Nobel Prize in Economics, Cambridge: Cambridge University Press.