Bens Transaccionáveis

Conceito de Bens Transaccionáveis

Os bens transaccionáveis são um tipo de bens que, ao contrário dos bens não-transaccionáveis, são susceptíveis de transacção nos mercados internacionais. São exemplos de bens transaccionáveis todos os produtos e serviços importados e exportados ou que, mesmo não o sendo, poderiam ser. Devido a esta característica, a oferta e os preços deste tipo de bens tem tendência a estar mais dependente das condições económicas do exterior.

São vários os fatores que permitem classificar um bem como bem trasacionável ou como bem não transacionável. Destacam-se: (1) as dificuldades e os custos de transporte (quando os custos de transporte são elevados, encarecendo significativamente os custos do bem, este tende a ser não transacionável); (2) a perecibilidade do bem (se o bem é muito perecível, tende a ser não transacionável); (3) bens associados à cultura própria de determinado país ou região tendem também a ser não transacionáveis.

8495 Visualizações 2 Total
8495 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.