Bens de Consumo

Conceito de Bens de Consumo

Os bens de consumo (também designados bens diretos) correspondem aos bens utilizados diretamente pelos indivíduos ou pelas famílias para a satisfação de necessidades humanas. Distinguem-se, portanto, dos bens intermédios (ou indiretos), os quais se destinam a ser utilizados na produção de outros bens.

Por serem utilizados diretamente na satisfação de necessidades humanas, a quantidade consumida deste tipo de bens numa determinada economia pode ser usado como indicador de bem estar da população residente nesse mesmo país. Obviamente que a utilização deste indicador apresenta algumas limitações nomeadamente nos casos em que o consumo é efectuado com recurso ao endividamento.

Os bens de consumo pode ser classificados em bens duráveis (quando o seu consumo pode ser efectuado por diversas vezes e durante um período longo de tempo – por exemplo um automóvel, vestuário, eletrodomésticos, mobiliário), e bens não duráveis (aqueles que são consumidos geralmente numa única vez e logo após a sua aquisição – por exemplo comida e todo o tipo de serviços prestados a pessoas e famílias).

1667 Visualizações 1 Total
1667 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.