IAS 7 – Demonstração de Fluxos de Caixa

Apresentação da Norma Internacional de Contabilidade IAS 7: A IAS 7 – Demonstração de Fluxos de Caixa é uma norma internacional de…

Apresentação da Norma Internacional de Contabilidade IAS 7

A IAS 7 – Demonstração de Fluxos de Caixa é uma norma internacional de contabilidade cujo objectivo é o de exigir o fornecimento de informação acerca das alterações históricas de caixa e seus equivalentes numa determinada entidade, utilizando para isso uma demonstração de fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa provenientes das actividades operacionais, de investimento e de financiamento. Nesse sentido, é definida nesta Norma a forma de apresentação de uma demonstração de fluxos de caixa e o seu conteúdo.

A exigência de apresentação de informação acerca dos fluxos de caixa, estabelecida por esta Norma, prende-se com a própria importância desta informação para os diferentes utentes das demonstrações financeiras. Segundo a própria Norma, a informação acerca dos fluxos de caixa de uma entidade é útil pela facto de proporcionar uma base para determinar a sua capacidade para gerar dinheiro e equivalentes e para determinar as necessidades da entidade de utilizar esses fluxos de caixa, facilitando e tornando mais consistente a tomada de decisão. De facto, a tomada de decisão exige uma avaliação da capacidade da entidade gerar dinheiro e seus equivalentes e a tempestividade e certeza da sua geração, avaliação essa que é facilitada pela demonstração de fluxos de caixa.

(ver o texto completo)

 

1184 Visualizações 1 Total
1184 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.