IAS 2 – Inventários

Apresentação da IAS 2 – Inventários (objectivos, orientações, conteúdo, aplicações da norma, etc.)…

IAS 2 – Inventários

A IAS 2 – Inventários, é uma Norma Internacional de Contabilidade que tem como objectivo definir o tratamento contabilístico a dar aos inventários, com especial incidência na definição da quantia do custo que deve ser reconhecida como um activo. Nesse sentido, a IAS 2 dá as orientações necessárias para a determinação do custo e para o seu subsequente reconhecimento como um gasto, incluindo qualquer redução para o valor realizável líquido. Simultaneamente, também proporciona orientação para as fórmulas de custeio que sejam usadas para atribuir custos aos inventários.

A IAS 2 aplica-se a todo o tipo de inventários, excepto: produção em curso proveniente de contratos de construção (onde se aplica a IAS 11); instrumentos financeiros e; activos biológicos relacionados com a actividade agrícola e o produto agrícola na altura da colheita (aos quais se aplica a IAS 41). Também não se aplica para a mensuração dos inventários detidos: (i) por produtores de produtos agrícolas e florestais, de produto agrícola após a colheita e de minerais e produtos minerais até ao ponto em que eles sejam mensurados pelo valor realizável líquido de acordo com práticas já bem estabelecidas nos referidos sectores; (ii) correctores/negociantes de mercadorias que mensurem os seus inventários pelo justo valor subtraídos os custos de vender.

1565 Visualizações 1 Total
1565 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.