Demonstração de Fluxos de Caixa

Conceito, características, conteúdo e benefícios da demonstração de fluxos de caixa de acordo com as normas internacionais de contabilidade.

Conceito de Demonstração de Fluxos de Caixa

A demonstração de fluxos de caixa é uma das demonstrações financeiras exigidas pelas normas internacionais de contabilidade, nomeadamente pela IAS 1, e cujas características e conteúdo são definidas pela IAS 7. Segundo esta última, a demonstração de fluxos de caixa deve relatar os movimentos de caixa durante o período, classificados por actividades operacionais, de investimento e de financiamento, de forma a proporcionar informação que permita aos utentes das demonstrações financeiras determinar o impacto dessas actividades na posição financeira da empresa e nas quantias de caixa e seus equivalentes.

Benefícios da Demonstração de Fluxos de Caixa

Os benefícios de uma demonstração de fluxos de caixa prendem-se com o facto de, quando usada juntamente com as restantes demonstrações financeiras, proporcionar informação que facilita aos seus utentes a avaliação das alterações nos activos líquidos de uma determinada entidade, a sua estrutura financeira e a capacidade de afectar as quantias e a tempestividade dos fluxos de caixa. Por outro lado, a informação sobre os fluxos de caixa é útil na determinação da capacidade da empresa de gerar dinheiro e seus equivalentes e facilitar o desenvolvimento de modelos para determinar e comparar o valor presente dos fluxos de caixa futuros de diferentes entidades.

933 Visualizações 1 Total
933 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.