Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Conta 6811 do SNC – Impostos Directos
A Conta 6811 do SNC – Impostos Directos é uma das subcontas da Conta 681 – Impostos, que por sua vez é uma subconta da conta 68 – Outros Gastos e Perdas. Nesta conta devem ser registados os gastos com impostos que visam a tributação do rendimento, do património ou dos capitais do contribuinte tais como o IMI ou o IRS. Os impostos incidentes sobre os lucros, apesar de serem impostos directos, deverão ser registados na conta 812 – Imposto sobre o Rendimento do Período.
O SNC não prevê qualquer subdivisão específica, aconselhando-se a sua subdivisão de acordo com o tipo de imposto em causa.
Forma de contabilização
Tal como as restantes subcontas da Conta 681 – Impostos, a Conta 6811 – Impostos Directos é debitada pela liquidação do imposto por crédito de uma das subcontas da Conta 24 – Estado e outros entes públicos.
De sublinhar que, sempre que os gastos com impostos directos estejam associados a contas de gastos ou de activos, deverão ser registados nessas contas e não aqui de forma a que o respectivo registo seja efectuado de acordo com a sua natureza.