Conta 12 do SNC – Depósitos à Ordem

Descrição da Conta 12 do SNC – Depósitos à Ordem; valores que deverão ser registados nesta conta; forma de movimentação…

Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui»

Contabilidade

Apresentação da Conta 12 do SNC – Depósitos à Ordem

A Conta 12 do SNC – Depósitos à Ordem é uma das contas da classe de disponibilidades e destina-se a registar os valores depositados à ordem (valores movimentáveis por cheque) em instituições financeiras. Se existirem depósitos em bancos estrangeiros em moeda diferente da moeda nacional (euro), a sua mensuração à data do balanço deverá ser ajustada à taxa de câmbio de fecho.

É aconselhável que sejam criadas subcontas de forma a evidenciar cada uma das contas de depósitos à ordem que a entidade eventualmente possua. Estas contas deverão sempre apresentar saldo devedor pois, no caso do mesmo ser credor deverá transitar para a conta 2512 do SNC – Descobertos Bancários.

Forma de movimentação

Como qualquer outra conta de disponibilidades, é movimentada a débito pelas entradas de valores e movimentada a crédito pelas saídas de valores. Por exemplo, um recebimento por transferência é registado nesta conta a débito; já um pagamento efetuado a um credor é registado a crédito.

3577 Visualizações 1 Total
3577 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.