Este artigo é patrocinado por: «A sua instituição aqui» |
Apresentação da Conta 11 do SNC – Caixa
No normativo contabilístico português, a conta 11 – Caixa é uma das contas da classe de disponibilidades e destina-se a registar os valores monetários detidos em forma de dinheiro físico, nomeadamente notas e moedas metálicas, quer em moeda nacional, quer em moeda estrangeira. No caso da moeda estrangeira, esta deverá ser mensurada em moeda nacional na data da transacção à taxa de câmbio dessa data e, em cada data do balanço, deve ser ajustada à taxa de câmbio de fecho. Além da moeda metálica e das notas, a conta 11 poderá incluir também vales de caixa de montante reduzido e de elevada liquidez. Não deve, contudo, incluir valores relativos a cheques pré-datados.
Em função das necessidades da entidade, a conta 11 pode ser dividida em sub-contas para, por exemplo, registar valores em moeda estrangeira ou para registar as caixas de diferentes delegações da empresa.
Movimentação da Conta
Como qualquer outra conta de disponibilidades, é movimentada a débito pelas entradas de valores e movimentada a crédito pelas saídas de valores. Por exemplo, os pagamentos em dinheiro efetuados pelos clientes de um estabelecimento comercial são registados a débito na conta Caixa; quando os valores em caixa são depositados numa conta bancária, esses montantes são registados a crédito na conta Caixa.