Silhueta, deriva da palavra francesa silhouette e é um substantivo feminino que significa perfil, contorno ou indica uma vista lateral de alguma pessoa.
Esta palavra surgiu no século XVIII, graças ao Ministro da Fazenda do Rei da França Louis XV, chamado Étienne Silhouette. Por motivos de economia, Silhouette recomendou a silhueta como forma de representação em vez do retrato em miniatura que era comum até aquela altura.
A silhueta, consiste no contorno de uma figura, no desenho que representa contorno de algo ou alguém, desenho de um perfil. É a representação de figuras por linhas, um recurso comum utilizado por artistas e ilustradores.
Também pode ser um recorte ou desenho feito com base na sombra de alguém, uma representação em duas dimensões do contorno de um objecto, normalmente feito em papel preto.
A silhueta também pode indicar as formas, contornos ou proporções do corpo humano. Existem vários tipos de silhueta: oval, ampulheta, rectângulo, triângulo ou triângulo invertido.
Nas artes e especialmente no desenho, a silhueta é a representação de qualquer imagem com traços simples, que delimitam uma forma concreta ou abstracta, seja por linhas ou por uma massa de cor.
Geralmente a silhueta tem cor preta, como uma sombra, dando destaque para as principais características da imagem. Também existem silhuetas em fotografia causadas por iluminação. Este efeito é conseguido colocando o objecto entre uma forte fonte de luz e o campo de visão. É importante lembrar que no desenho da silhueta se deve mostrar claramente o objecto ou a pessoa desenhada simplesmente através do contorno ou do perfil.
Na moda, o conceito de silhueta não é muito diferente, mas pode ter dois significados diferentes, pode fazer referencia à silhueta do corpo feminino, que consiste nos diferentes tipos ou formas do corpo, ou pode fazer referencia, aos diferentes cortes ou estilos de roupa, que são lançados pelos designers de Moda.
Na moda, uma das coisas mais importantes na hora de escolher e comprar o estilo ou corte ideal para ti, é conhecer o teu corpo e o teu tipo de silhueta.
A silhueta do corpo Feminino, se distingue, principalmente, em 5 tipos diferentes:
- Triângulo Invertido ou Morfologia em “V”, quando a largura dos ombros é mais larga que a largura das ancas.
- Ampulheta ou Morfologia em “8”, quando a largura dos ombros e as ancas têm uma largura harmoniosa e se conjuga com uma cintura fina, produzindo um corpo com curvas.
- Oval ou Morfologia em “O”, quando a cintura é a parte mais larga do corpo, possivelmente corresponde a um corpo com um pouco mais de peso.
- Rectângulo ou Morfologia em “H”, quando a largura dos ombros, cintura e ancas têm mais ou menos as mesma largura, criando um corpo sem formas nem curvas.
- Triângulo ou Morfologia em “A”, quando a largura dos ombros é mais estreita que a largura das ancas.
A silhueta do corpo feminino e da moda sempre estiveram e sempre estarão directamente interligadas uma à outra. A forma das silhuetas foram-se transformando ao longo dos tempos, conforme as modas e tendências se foram alterando. Por exemplo, nos anos 70, os tecidos leves e estampas com motivos étnicos, geométricos e florais em vestidos compridos e largos, abrem a porta a uma silhueta alongada e fluida.
A moda e a roupa podem ajudar a remodelar o corpo, mas não pelo modo de constrição e reestruturação física. Anteriormente, peças de roupa como o espartilho, apertavam, ajustavam e ou expandia-se o corpo através da roupa para obter e manter a silhueta desejada.
Mas hoje em dia, a diversidade de tendências e estilos, independentemente do tipo de corpo, que todas as mulheres possam vestir correctamente a sua silhueta e valorizar as suas formas (sejam elas curvilíneas ou longilíneas). O mais importante, é vestir sempre, de acordo com a sua forma do seu corpo e aprender a sentir-nos confortáveis com a nossa silhueta.
Todos os tipos de corpos podem ser valorizados, quando a roupa está correctamente seleccionada para cada tipo de silhueta feminina, independente do seu formato. Seleccionando a roupa ideal, a silhueta feminina pode ficar mais proporcional, apenas sabendo destacar, as partes correctas de cada silhueta.
References:
DUROZOI, Gérard. Diccionario Akal de Arte del Siglo XX. Ediciones AKAL, 1997
MARGALEF, José Bayo. Percepción, desarrollo cognitivo y artes visuales. Anthropos Editorial, 1987
VÁZQUEZ, Juan Amo. Elementos de teoría de las artes visuales: cuestiones sobre dibujo y pintura. Universidad de Castilla La Mancha, 1993