Ponta Seca

Apresentação do conceito de Ponta Seca, uma técnica utilizada na gravura em metal que consiste num processo onde se desenha riscando com uma ponta de aço, directamente na placa de metal.

A Ponta Seca é uma técnica utilizada na gravura em metal e consiste num processo directo, onde se desenha riscando com uma ponta de aço, directamente na placa de metal. Desta forma e criando linhas que com diferentes variação de pressão exercida pela mão do gravador, se criam diferentes profundidades na gravação e, consequentemente, diferentes tonalidades na estampa, já que os gravados mais profundos guardam maior quantidade de tinta.

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Técnica de gravura com Ponta Seca

A gravura em metal consiste na gravação de uma imagem sobre uma chapa de cobre. Os meios de obter a imagem sobre a chapa são muitos, e não é exagero dizer que são quase “infinitos”, pois cada artista desenvolve seu procedimento pessoal no trato com o cobre.

De um modo geral, o artista faz o desenho por meio de uma ponta seca – um instrumento de metal semelhante a uma grande agulha que serve de “caneta ou lápis”. A ponta seca risca a chapa, que tem a superfície polida, e esses traços formam sulcos, micro concavidades, de modo a reterem a tinta, que será transferida através de uma grande pressão, imprimindo assim, a imagem no papel.

Nesta técnica de gravura, o instrumento para a incisão consiste em um cabo de madeira com uma pequena barra de aço bem afiada, usada para riscar a placa de metal. É utilizado como se fosse uma caneta.

A sua extremidade é fina e o gravador “rasga” a superfície da placa, deixando neste acto uma fina rebarba de metal nas bordas do sulco gravado, o que resulta numa, muito característica, linha impressa aveludada. A aproximação dos riscos, como também o número de cruzamentos, faz aparecer negros intensos. A desvantagem deste método é o desgaste a cada impressão que resulta numa tiragem reduzida.

Na ponta seca a tinta da impressão fica presa, não só pela profundidade do traço, mas principalmente nas “rebarbas”.As variações de tonalidades são conseguidas com maior ou menor pressão, fazendo com que a lâmina penetre mais ou menos na chapa. A gravura à ponta-seca permite uma tiragem reduzida. As tonalidades obtidas são aveludadas e cálidas, destacando-se das demais modalidades, razão pela qual tem muita aceitação pelos artistas.

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References:

BUTI, Marco (org.), LETYCIA, Anna (org.). Gravura em metal. Edusp: Imprensa Oficial do Estado. São Paulo, 2002

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COSTELLA, Antonio F. Introdução a gravura e história da xilogravura. Campos do Jordão. Mantiqueira, 1984

LUCIE-SMITH, Edward. Dicionário de Termos de Arte. Publicações Dom Quixote. Lisboa, 1990

MARTINS, Itajahy. Gravura: arte e técnica. Prefácio Pietro Maria Bardi. Fundação Nestlé de Cultura. São Paulo, 1987

QUADROS, Anna Letycia: OSWALD, Carlos; DOMINGOS, Francesc; Mário Dóglio. Gravura em metal. EdUSP, 2002

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