Júlio Resende

Breve biografia de Júlio Resende

Contemporâneo de Almada Negreiros, de quem era amigo, Júlio Martins Resende da Silva Dias (1917 – 2011) foi um aclamado pintor português.

Depois de ter tirado o curso comercial, ingressou na escola das Belas-Artes do Porto, na qual tirou o curso de pintura. Ainda antes de terminar o mesmo, começou a colaborar como ilustrador em semanários infantis e vários jornais do Porto, como o “Jornal de Notícias” ou “O Primeiro de Janeiro”.

O instituto de Alta Cultura ofereceu-lhe uma bolsa de estudo para frequentar a Escola das Belas-Artes e a Academia Grand Chaumière, em França.

Também foi professor do ensino técnico e assistente de pintura na escola onde estudara.

Os seus quadros são exemplos do expressionismo, principalmente no que diz respeito aos temas alentejanos e à gente do mar.

Obteve vários prémios de pintura, entre os quais o prémio da 7ª Exposição Contemporânea dos Artistas do Norte, e ainda se dedicou à arquitetura, realizando projetos como o painel de azulejos “Ribeira Negra” colocado no tabuleiro inferior da ponte D. Luís I, no Porto.

5 Visualizações 2 Total
5 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.