Daniel Gran

Quem foi Daniel Gran

Daniel GranDaniel Gran (Viena, 22 de maio de 1694 – Sankt Pölten, 16 de abril de 1757) foi um pintor austríaco, erudito em iconografia, e um dos primeiros artistas plásticos de língua alemã a surgir num período claramente dominado pelos italianos. Nas suas obras é notória a influência veneziana na riqueza das cores e napolitana na composição.

Com o patrocínio da Casa de Schwarzenberg, viaja para Itália, onde estudou e trabalhou entre 1719 e 1720, período durante o qual contactou com Sebastiano Ricci, em Veneza, Francesco Solimena, em Nápoles, e com diversos outros artistas quer da ‘Escola Veneziana’, quer da ‘Escola Napolitana’.

Regressa a Viena, sua terra natal, em 1721, cidade onde foi muito ativo, decorando com grande elegância diversos palácios privados e edifícios religiosos. Um dos destaques vai para a decoração do teto do palácio Schwarzenberg (pertencente ao seu principal patrono), efetuada entre 1724 e 1728.

Em 1727 foi nomeado da corte de Viena e em 1730 pinta de forma magistral a cúpula da biblioteca da capital austríaca, com a simulação de uma varanda e a representação de várias personagens aladas. Em 1747 retira-se para Sankt Pölten, onde permanece até à sua morte, trabalhando como conselheiro e assessor artístico.

Daniel Gran

430 Visualizações 2 Total
430 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.