Arte Bizantina

Apresentação da Arte Bizantina: A Arte Bizantina é um tipo de arte (pintura, escultura, arquitetura e mosaico), própria do Império Romano do…

Apresentação da Arte Bizantina

A Arte Bizantina é um tipo de arte (pintura, escultura, arquitetura e mosaico), própria do Império Romano do Oriente (Império Bizantino), e que se manifestou entre os anos de 330 e 1453 e teve como principal centro artístico a cidade de Constantinopla, capital do Império Bizantino. Este tipo de arte recebeu fortes influências da cultura greco-romana e também de algumas culturas orientais (Síria, Ásia Menor, etc.) e baseia-se sobretudo em temas religiosos cristãos e inclui mosaicos e ícones. Uma outra importante característica desta arte é o uso de cores fortes.

Principais manifestações artísticas da Arte Bizantina

Pintura:

Na pintura destacam-se os frescos murais (sobretudo em Igrejas), as miniaturas para ilustração de livros e as pinturas em pequenos painéis de madeira (ícones). Como noutras manifestações artísticas, na pintura também predominou a temática religiosa, com destaque para pinturas de Jesus Cristo e da Virgem Maria.

Escultura:

A escultura bizantina pode ser considerada como uma evolução da escultura da arte greco-romana com fortes influências orientais. Algumas das suas principais características são a rigidez de linhas, a uniformidade, alguma falta de naturalidade e a utilização de linhas geométricas e folhagens estilizadas.

Arquitetura:

A arquitectura bizantina manifestou-se sobretudo na construção de imponentes igrejas e cuja principal característica eram as grandes cúpulas sustentadas por colunas. O grande exemplo da arquitectura bizantina é a Basílica de Santa Sofia, localizada na atual Istambul.

Mosaicos:

Os mosaicos foram uma das principais formas de manifestação da arte bizantina, sobretudo durante o reinado do imperador Justiniano, entre os anos 526 e 565. As imagens eram formadas a partir de pequenos pedaços de pedra coloridos colados em parede. Os temas principais foram mais uma vez as imagens religiosas e também imagens do imperador.

1492 Visualizações 1 Total
1492 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.