Alfred Sisley

Quem foi Alfred Sisley

Alfred Sisley, foi um importante pintor francês de ascendência e nacionalidade britânica, que marcou e ajudou a definir as características do Impressionismo.

Juntamente com Camille Pissarro, Sisley foi um dos mais representativos paisagistas do impressionismo, sendo considerado também um dos pintores da escola de Barbizon.

Siley não teve muito reconhecimento com o seu trabalho enquanto vivo, mas tinha um grande talento, principalmente para pintar paisagens. Gostava muito de pintar ao ar livre, e ficou conhecido pela capacidade de representar as variações de cores provocadas pela luz. A maioria das paisagens que pintou são marcadas pela suavidade e a paz.

A sua obra, foi principalmente influenciada por Gustave Courbet, John Costable e Willian Turner.

.……

Alfred Sisley

(1839-1899)

1024px-Pierre-Auguste_Renoir_111

Alfred Sisley, retrato de August Renoir, 1874  .
.

Dados Biográficos

Nome: Alfred Sisley
Nascimento: 30 de Outubro de 1839 ( Paris, França)
Morte: 29 de Janeiro de 1899 (Moret-sur-Loing, França)
Nacionalidade: Britânica
.

Cargos, Funções, Actividades Profissionais

Áreas em que se distinguiu: Pintura
Profissão/cargo: Pintor
Movimento Artístico: Impressionista
Principais Obras: “O canal Saint-Martin em Paris”, obra de 1870; “Neve em Louveciennes”, obra de 1878; “A ponte e os Moinhos de Moret”, obra de 1888;
.
.
1839 1863 1874 1877 1890 1899
Nascimento

Sisley abandonou o ateliê de Gleyre, preferindo pintar ao ar livre e aperfeiçoar o uso de efeito da luz do sol.

Sisley expõe cinco telas na exposição independente do Salão Oficial de Paris, mas não vendeu nenhuma tela.

Participa na terceira exposição do grupo impressionista.

Sisley foi indicado como académico da Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde expôs as suas obras pela última vez, no ano de 1898.

Morre.

.
. Importante: Clique para comentar ou colocar questões sobre este tema >>>

.……

Alfred Sisley, nasceu em Paris, filho de pais ingleses. Começou a sua formação estudado comércio em Londres entre 1857 e 1861, para seguir com o trabalho de seu pai, director de uma empresa de exportação de flores artificiais para a América do Sul. Porém em vez de estudar, passava o tempo visitando os museus de Londres e copiando os trabalhos de Constable e Turner.

Quando retornou a Paris aos 22 anos, consegue a autorização dos pais para trocar o comércio pela pintura e matricula-se no ateliê de Gabriel Gleyre, onde conheceu a Renoir, Bazille e Monet, com os quais passava horas pintando nos bosques de Fontainebleau.

Em 1863, Sisley abandonou o ateliê de Gleyre, preferindo pintar ao ar livre e aperfeiçoar o uso de efeito da luz do sol.

Até praticamente 1870, Sisley pintava com tons escuros, mas com o tempo as cores que utilizava tornam-se mais vivas e mais claras aperfeiçoando a sua técnica, ao estilo impressionista. Nessa época, também Iniciou uma série de obras pintadas à margem dos rios, um tema constante das suas obras.

O pai entra em falência com o fim da guerra franco-prussiana e morreu pouco tempo depois, obrigando a Sisley a viver do próprio trabalho já que, até a esse momento, o pai lhe ajudava financeiramente, evitando passar dificuldades. Durante a comuna de Paris, ele e a família, refugiam-se em Voisin-Louveceiennes, uma aldeia próxima de Paris.

Em 1872, Sisley conheceu o marchand Paul Durand-Ruel, que investia o seu dinheiro em obras impressionistas. Sisley e Paul Durand-Ruel, e organizam uma exposição, onde Sisley coloca cinco dos seus primeiros quadros à venda, mas foi um total fracasso e não conseguiu vender nenhum.

Em 1874, Sisley expõe cinco telas na exposição independente do Salão Oficial de Paris, mas não vendeu nenhuma tela, aliás a exposição foi um fracasso. No ano seguinte, assim como os outros pintores impressionistas, Sisley passava por grandes dificuldades financeiras por isso resolveram fazer uma nova exposição onde conseguiu vender algumas telas por pouco dinheiro. Mesmo assim ainda fizeram a segunda e terceira exposição independente sem muito sucesso também, Sisley novamente não vendeu nenhuma tela.

Em 1877 participou na terceira exposição do grupo impressionista.

Inicialmente na sua carreira, ele dava mais ênfase às formas e à composição, mas com o passar do tempo começou a destacar mais as cores. Dono de uma capacidade surpreendente de observação, Sisley era capaz de captar os matizes mais subtis da luz e como conseguia homogeneizar água, terra e céu, inundando as suas obras de uma paz transcendental.

Alfred_Sisley_007

“A ponte e os Moinhos de Moret”, 1888

Em 1890, Sisley foi indicado como académico da Sociedade Nacional de Belas-Artes, onde expôs as suas obras pela última vez, no ano de 1898.

Em 1877, Sisley muda-se para Sèvres onde pintou a aldeia em várias das suas obras. Em 1879 é rejeitado pelo salão oficial e muda-se novamente, desta vez para Veneux-Nadon. No ano seguinte volta a mudar-se para uma casa perto da floresta de Fontainebleu.

Com o passar dos anos a sua situação financeira piorava cada vez mais e procura a ajuda do marchand Durand que, em 1883 lhe promove uma exposição, mas que, volta a ser um fracasso. Pouco tempo depois muda-se para Sablons e cinco anos mais tarde, volta a viver em Moret-sur-Loing.

Em 1890, Sisley recebe um pouco de reconhecimento pelo seu trabalho ao participar da exposição promovida pela Sociedade Nacional de Belas Artes.

Em 1897, George Petit, um marchand, promoveu uma exposição completa de Sisley, não vendeu nenhum quadro.

Alfred Sisley morreu a 29 de Janeiro de 1899, sem o reconhecimento merecido, de uma vida de sacrifício, mas de uma criação artística sublime.

1155 Visualizações 1 Total

References:

STEVENS, MaryAnne; SHONE, Richard & ADLER, Kathy. Alfred Sisley: Impressionist Master. Yale University Press, 2017

TSANEVA, Maria. Alfred Sisley: 170 Paintings and Drawings.  Lulu Press, Inc, 2014

VARIOS. Alfred Sisley: poeta del impresionismo. Fundación Colección Thyssen-Bornemisza, 2002

1155 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.