Acharoar (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Acharoar: Na pintura, o termo Acharoar designa o acto de envernizar uma superfície com charão, uma forma de decoração antiga com origem no…

Conceito de Acharoar

Na pintura e artes decorativas, o termo Acharoar designa o acto de envernizar uma superfícieCharão de madeira ou outro material com um verniz designado charão, uma forma de decoração antiga com origem no Japão. Para tal, utilizava-se um verniz lustroso e de coloração preta ou vermelha preparada com uma laca espessa, por vezes embutida em madrepérola. Na maioria das vezes o desenho utiliza cores fortes e dourados sobre um fundo negro.

Durante o séc. XVIII era muito popular em Inglaterra, fazendo parte do conceito em moda na altura de chinoiserie. Na altura era frequente as meninas inglesas dedicarem-se como passatempo a acharoar mobiliário e outros objetivos decorativos com cenas que evocavam o Extremo Oriente.

Esta forma de decoração prolongou-se ao longo de todo o século XVIII e XIX, prolongando-se mesmo pelo século XX.

783 Visualizações 1 Total
783 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.