Villanella (Conceito, Definição, Significado, O que é)

Conceito de Villanella: Na música, o termo de origem italiana Villanella designa uma canção estróficaMúsica italiana do Renascimento e que posteriormente veio a influenciar a…

Conceito de Villanella

Na música, o termo de origem italiana Villanella designa uma canção estróficaMúsica italiana do Renascimento e que posteriormente veio a influenciar a canzonetta e o madrigal. Surgido por volta de 1530 em Nápoles, rapidamente se tornou muito popular em toda a Itália, até que desapareceu nos finais do século XVI. O assunto das canções é geralmente rústico e cómico, fazendo muitas vezes recurso da sátira. A música é caracterizada por sua simplicidade e vivacidade rítmica, com sincopações dançantes e cadências bem marcadas.

O esquema de rimas das villanellas mais antigas é geralmente do tipo ‘abR abR abR ccR‘, sendo sempre de três vozes de textura homofónica sem acompanhamento, duas das quais femininas e uma masculina. Mais tarde foram escritas villanelle a três vozes de natureza mais estilizada.

Os primeiros compositores de villanellas foram os napolitanos Giovanni Domenico da Nola e Giovan Tomaso di Maio. Mais tarde surgiram diversos outros compositores de villanellas não napolitanos, entre os quais Adrian Willaert, Luca Marenzio, Adriano Banchieri, Orlande de Lassus e Eva Dell’Acqua.

272 Visualizações 1 Total
272 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.