Definição
O termo de origem italiana tremolo define uma técnica de execução em instrumentos de corda onde o instrumentista, premindo a corda com o raco, realiza uma rápida repetição de uma nota ou acorde. Noutros instrumentos, além das cordas, consiste geralmente numa rápida alternância de notas. O tremolo é muitas vezes confundido erroneamente com o vibrato, que consiste na variação mais ou menos rápida da frequência.
O tremolo na história da música
Ao longo da história o termo tremolo teve vários significados, muitas vezes contraditórios e díspares.
As referências mais antigas ao tremolo datam, possivelmente, ao século XVI. Uma delas encontra-se no manuscrito para alaúde «Trémolo s’un solo traste» de Vicenzo Capirola. Na música para este instrumento, o tremolo terá sido o equivalente ao mordente moderno. Já em 1593, quase na viragem do século, foi publicada em Veneza a obra «Il Transilvano», de Girolamo Diruta, na qual é possível encontrar a divisão dos ornamentos em cinco categorias – minuta, tremoli, groppi, clamationi e accenti – e a indicação de que o tremolo seria executado alternando uma nota com a nota superior, durando metade do tempo da nota.
Em 1638, Monteverdi, no prefácio do seu oitavo livro de madrigais descreve tremolo de um modo totalmente diverso, indicando-o como uma das características principais do “stile concitato” (estilo agitado). Aqui o compositor escreveu 16 semicolcheias num tempo, pelo que se pensa que a sua intenção era que todas soassem de forma clara e articulada. Esta ideia não vai ao encontro do efeito actual da técnica de execução.
No século XVI, a indicação “t” ou “tr” nas partituras não era precisa, podendo aludir tanto a “trilo” como a “tremolo”, não se sabendo então se dizia respeito a uma nota-repetida ou a notas alternadas. E, por exemplo, na música vocal, o efeito de nota-repetida surge com o nome de trilo, em Caccini, na obra «Le nuove musiche» (1601/2) Já no século XVIII, o termo era muitas vezes utilizada para indicar o vibrato, sendo representado por uma linha ondulada.
No piano, o efeito desta técnica era realizado através da alternância de uma nota com uma nota consonante. Surgia com frequência nas reduções para piano de música orquestral do final do século XIX e início do século XX.
No livro «Atlas de Música» (2003), surge a seguinte definição: alternância rápida de duas notas à distância de uma terceira menor ou maior (opõe-se ao trilo – à distância de um segunda menor). A verdade é que em função do instrumento onde é executado, o tremolo tem execuções diferentes mas é consensual afirmar-se que se trata repetição rápida de uma nota ou acorde.
References:
Horta, J.A.O. (2012). Trémolo, análise e desenvolvimento. Dissertação de mestrado, Instituto Politécnico de Castelo Branco.
Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.