Conceito de Tom
Em música, o termo tom designa, antes de mais, um som musical e, de um modo mais coloquial, indica também um tipo de som, quando acompanhado por adjectivos como “grave”, “agudo, “doce”, “seco”, “duro”.
Mais especificamente um tom representa um intervalo de 2.ª maior na escala diatónica, por exemplo entre dó-ré ou entre mi-fá#, e é constituído por dois meios-tons.
O conceito é facilmente compreendido quando se tem em mente um teclado de piano: o intervalo entre as notas com uma tecla preta no meio representa um tom, enquanto o intervalo entre uma tecla preta e uma tecla branca ou entre duas teclas brancas consecutivas (mi-fá e o si-dó) equivale a um meio-tom. O esquema abaixo auxilia a esclarecimento desta relação de intervalos:
O termo é também utilizado em expressões como “encontrar o tom da música”. Neste caso, estabelece-se um elo directo com o conceito de tonalidade e significa, precisamente, encontrar a tonalidade da música/trecho em causa. O tom é, assim, a nota que dá a sensação de repouso ou finalização à melodia ou harmonia, ou seja, a tónica da escala, o primeiro grau.