Tocata

A forma tocata: definição, origem e desenvolvimento.

Conceito

O termo tocata (do italiano toccata) designa uma peça para teclado que tem como propósito desafiar a habilidade e a destreza do seu executante. Embora por definição destinada às teclas, também existem tocatas instrumentais, como no caso da abertura da primeira ópera de Monteverdi, «Orfeu». O primeiro registo escrito que dá conta do uso do termo data a 1536, na «Intabolatura de leuto de diversi autori» de G.A.Casteliono.

Desenvolvimento da forma

A tocata surgiu na última fase do renascimento, no norte de Itália, em Veneza, através de compositores como Giovanni Gabrieli e Claudio Merulo, responsáveis pela composição de tocatas já então notáveis pela habilidade que exigiam aos seus executantes. Merulo foi também o responsável pelo início da prática do “ricercare” em determinadas passagens da tocata. Esta consiste no uso da imitação melódica, fazendo evocar a fuga. Na fase inicial do período barroco, agora em Roma, Girolamo Frescobaldi introduziu importantes inovações à forma, especialmente pela ausência regular da indicação do tempo com o objectivo de dar espaço à improvisação.

Um dos estudantes de Frescobaldi, Johann Jakob Froberger, exportou a tocata para o seu país de origem, a Alemanha, à semelhança do que tinha ocorrido um pouco antes com um dos estudantes de Gabrieli, em Veneza, Hans Leo Hassler. Estes acontecimentos foram de extrema importância para o desenvolvimento da forma porque foi na Alemanha que a tocata sofreu os maiores desenvolvimentos, culminando na obra de J.S.Bach, que compôs algumas das mais famosas toccatas de que há memória, normalmente seguidas de uma fuga independente. A «Toccata e Fuga em Ré Menor» para o órgão é um dos exemplos mais conhecidos (ouvir áudio).

Depois do período barroco, a composição de toccatas caiu em desuso, sendo que a mais notável se regista já no romantismo, com Schumann, para piano. No início do século XX, também Prokofiev escreveu uma para piano solo, assim como Ravel, como parte da obra «Le Tombeau de Couperin», e Debussy, no terceiro andamento da suite «Pour le Piano». O termo tocata foi ainda utilizado no século XX para designar andamentos de trabalhos orquestrais, salientando-se o exemplo de Vaughan Williams.

454 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

The Editors of Encyclopædia Britannica (nd). Toccata. Em https://www.britannica.com/art/toccata

454 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.