Conceito
O termo de origem italiana tessitura designa, numa composição, a posição das notas prevalecentes em relação ao âmbito de uma voz, e menos tipicamente de um instrumento, para a qual foi escrita. Possui três registos: alto, baixo e médio. A tessitura tem, portanto, uma abrangência menor do que o âmbito/extensão dado que esta última representa todas as notas fisicamente realizáveis enquanto a tessitura refere-se àquelas que são utilizadas de modo mais consistente na composição em causa.
Embora em teoria indique um registo relativamente cómodo para a voz, uma espécie de meio-termo, tal nem sempre acontece. Tome-se como exemplo a personagem Siegfried no ciclo de Wagner «O anel do Nibelungo», cujo âmbito vocal se situa entre dó sustenido 3 e dó 5. A tessitura deste tenor é, no entanto, muito alta porque a composição exige-lhe que cante frases longas entre dó 4 e lá 4, o que é, na realidade, muito difícil. Além do facto de ter de o fazer com volume e com grande intensidade dramática, é mais cansativo para os músculos cantar notas extremas muito próximas, sem variações notáveis entre agudos e graves.