Synthpop

Definição de Synthpop

O Synthpop (em português, pop sintetizador), também conhecido como Technopop, é um género musical popular, cujas estruturas musicais e melodia são baseadas maioritariamente em sintetizadores. Ao surgir na era pós-punk, o Synthpop teve um enorme sucesso comercial nos anos oitenta, em certa medida devido à ascensão da cadeia televisiva MTV. É, por isso, apontado como um dos aspectos marcantes e caracterizadores da época musical daquela década, acabando mesmo por dominar as tabelas musicais no Reino Unido.

O Synthpop tem as suas origens nos anos setenta, à medida que se desenvolveu paralelamente a géneros musicais como o New Wave e o Minimal Synth. Inspirou-se em grande medida nas tonalidades sonoras típicas dos sintetizadores Moog presentes no género Space Age Pop e em bandas de Rock Progressivo onde os teclados mostravam-se como proeminentes na condução musical, em particular no Electrónico Progressivo e no Krautrock, mediante o trabalho de bandas como os Kraftwerk e os Hot Butter.

Distinção do electropop

Em termos conceptuais e históricos, há uma certa confusão quando se rotulam e categorizam os termos synthpop e electropop, uma vez que muitas vezes ambos são usados para descrever praticamente a mesma coisa. No entanto, a comunidade musical não os usa enquanto sinónimos. Ambos têm raízes semelhantes, mas o electropop encontra a sua origem conceptual no século XXI e, enquanto tal, distingue-se por gozar de uma produção mais límpida e polida, recorrendo a “paredes de som” estereofónicas, camadas densas que se encontram presentes nos arranjos e nas texturas electrónicas, acompanhadas de sons de sintetizador de baixa frequência. Vê a sua influência advir de movimentos musicais mais contemporâneos como o Electro House.

Em contraposição, o Synthpop apresenta um som mais atmosférico, robótico e com uma abordagem considerada muitas vezes mais distante, fria e minimalista, desprovida de emoção musical. Como já indicado acima, o uso dominante do sintetizador na construção da melodia e na produção da maior parte da música popular dos anos oitenta, ajudou a que, hoje em dia, seja um aspecto característico e factor de rápido reconhecimento daquela época musical.

Características do Synthpop

Em geral, o som do Synthpop pode ser considerado mais primitivo e menos actualizado. Esta ideia não só se aplica aos artistas dos anos oitenta, mas também a artistas mais modernos que decidiram reviver o género com um propósito nostálgico. Já quanto a estes, e devido a se encontrarem munidos de ferramentas que permitem alcançar um grau de produção com mais qualidade e detalhe, é inevitável deparar-se com influências do Electropop.

Para além dos sintetizadores, o Synthpop apresenta outro tipo de características típicas, como o uso ocasional e complementar de guitarras, linhas de baixo com influências mais funk (muitas vezes tocadas num sintetizador), padrões de bateria constantes e batidas típicas de dança, e apresentação de vocais algumas vezes destoadas e quase robóticas.

Mediante a introdução de novas tecnologias informáticas, como os sintetizadores digitais (exemplo-mor o Fairlight CMI) e utilização de som MIDI, acabariam por influenciar e ajudar o desenvolvimento e o futuro do som do Synthpop, em particular nos anos de 1983 e 1984.

Principais artistas associados ao género

Artistas que mais deram nome a esta corrente musical são os Orchestral Manoeuvres In The Dark (vulgarmente conhecidos pelo acrónimo O.M.D.), os The Human League, os Yazoo, os Depeche Mode, os Pet Shop Boys, Gary Numan (em particular com o seu trabalho no final dos anos setenta), Thomas Dolby, John Foxx, os Soft Cell e os Tears for Fears. Já na corrente mais contemporânea de renascimento do género estão presentes artistas e bandas como os M83, os Ladytron, os Cut Copy, os CHVRCHES, Grimes, os Crystal Castles e La Roux.

Apesar do género ter tido uma génese e personificação marcadamente britânicas, o estilo seria expandido por outros artistas e bandas de outras partes do globo. Principais exemplos disto são os Sandii & The Sunstez, os Yellow Magic Orchestra e os Plastics, todos estes do Japão, e na Europa, artistas como os a-ha, os Alphaville, os Propaganda e os Camouflage também dariam uma certa visibilidade ao género.

O Synthpop estabeleceria as bases para alguns estilos que dele adviriam, em particular o Britpop, que apresenta certas características daquele, e o Futurepop.

613 Visualizações 1 Total
613 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.