Sonny Rollins

O saxofonista de jazz Theodore Walter (“Sonny”) Rollins nasceu no dia 7 de Setembro de 1930, em Nova Iorque.

O saxofonista de jazz Theodore Walter (“Sonny”) Rollins nasceu no dia 7 de Setembro de 1930, em Nova Iorque. O seu pai tocava clarinete, acabando Sonny Rollins por obter a educação musical nas escolas públicas de Nova Iorque, começando a estudar o saxofone alto no ensino secundário.

Por volta de 1947 começa a tocar profissionalmente com um saxofone tenor. Durante a década seguinte, tocou e gravou músicas com vários grupos, incluindo Babs Gonzales, Earl Bud Powell, Theodore Fats Navarro, James J. J. Johnson, Art Blakey, Miles Davis (intermitentemente durante 1951-1954), e no quinteto Max Roach/Clifford Brown, entre outros artistas de menor relevo no cenário musical.

A partir de 1957, Sonny Rollins inicia a liderança dos seus próprios grupos musicais, que geralmente consistiam em trios sem piano nos finais da década de 50, e posteriormente quartetos com piano. Houve dois períodos em que se encontrou musicalmente inativo (1959-1961 e 1968-1971), durante os quais aproveitou para estudar e repensar as suas ideias musicais (sobretudo no primeiro período), e para estudar filosofia oriental (durante o segundo período), empreendimento este, que resultou as suas visitas à Índia e ao Japão.

Rollins gravou extensivamente e apareceu em filmes, incluindo o documentário Sonny Rollins, Musician (1968) e Sonny Rollins Live at Laren (1973).

As suas performances são distintas pelos longos e brilhantes solos sem acompanhamento. O seu estilo reflete a influência de Charlie Parker e Coleman Hawkins, sendo que a partir da década de 50, o próprio Rollins começa a exercer uma ampla influência sobre artistas coevos, particularmente na improvisação. Em 1970 deixa de estarna vanguarda, passando a adoptar elementos de R&B, jazz e rock, nas suas composições. As composições de Sonny Rollins mais conhecidas são Alfie’s Theme e The Cutting Edge.

451 Visualizações 1 Total

References:

Nisenson, Eric. Open Sky: Sonny Rollins and His World of Improvisation. 1st ed. New York: St. Martin’s Press, 2000.

451 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.