Silence 4

Apresentação da banda portuguesa Silence 4 que esteve no ativo até ao ano de 2001 e se reuniu para alguns concertos em 2014.

Os Silence 4 foram uma banda portuguesa que se formou quando decorria o ano de 1996 e músicas eram, na sua grande maioria, com letras em língua inglesa. Os membros integrantes da banda são provenientes da cidade de Leiria e destaca-se, entre eles, o ainda músico, David Fonseca.

Silence 4

Os Silence 4 foram uma banda portuguesa que foi formada quando decorria o ano de 1996 e cujas músicas e letras eram, na sua grande maioria, cantadas na língua inglesa, no entanto também com reportório na língua materna dos seus integrantes, a língua portuguesa. Os membros da banda eram oriundos da região Centro de Portugal, mais propriamente da cidade de Leiria e dos arredores da mesma. David Fonseca dava voz e era guitarrista da banda, Sofia Lisboa, o membro feminino da banda, era vocalista a par com David Fonseca, Rui Costa que era o baixista da banda e também por Tozé Pedrosa, o baterista. A atividade da banda centrou-se entre o ano da sua formação, o ano de 1996 e o ano de 2001, ou seja, 5 anos. Depois do ano de 2001 a banda só voltou a reunir-se uma vez, no ano de 2014, para lançar a caixa/álbum «Silence 4 – SongBook 2014», uma coletânea que inclui os álbuns «Silence Becomes It» e «Only Pain is Real» e ainda uma edição da primeira maquete da banda, do ano de 1996 com remisturas do EP «Only Pain is Real: The Remixes, Old Letters» e ainda «Transplantation», gravadas na Aula Magna no ano de 1999. O DVD inclui ainda os telediscos da banda Silence 4 nos concertos que deram no Coliseu dos Recreios no ano de 2000 e no Pavilhão Atlântico, no ano de 1998. A caixa inclui ainda um booklet de sessenta páginas totais com imagens e fotografias inéditas da banda. A caixa foi lançada na fase em que a banda se reuniu para dar alguns concertos por Portugal Continental e pelas ilhas nomeadamente no Coliseu Micaelense, em Ponta Delgada e na Praça do Mar, no Funchal assim como no Pavilhão Multiusos de Guimarães e no MEO Arena, em Lisboa, sendo esse o último concerto da banda.

Origem da banda

A origem da banda remonta ao ano de 1995 quando David Fonseca e Tozé Pedrosa, que eram amigos e costumavam tocar juntos, tiveram a iniciativa de mostrar as suas músicas a Carlos Matos, o dono de uma loja de música alternativa situada em Leiria. O dono da loja gostou das músicas e David, que tinha ouvido Sofia Lisboa a cantar num bar da região, propôs-lhe juntarem-se e assim formarem uma banda. Sofia Lisboa, ao que parece, não aceitou logo o convite e foi um ano depois, com a persistência de David, que surgiram os Silence 4. Algum tempo depois de se formarem como banda, Rui Costa integrou a formação e foi uma preciosa ajuda a nível de som da banda. A banda desde logo foi um sucesso, enchiam Coliseus e salas de espetáculo por tudo o quanto era sitio e chegaram mesmo a ter que andar acompanhados por seguranças. Inicialmente começaram por ceder às exigências em gravarem músicas (e o primeiro álbum) na língua portuguesa e acabaram por gravar uma versão da música «A Little respect», da banda Erasure, que lhe valeu uma grande notoriedade e que os fez começar a marcar presença em várias rádios nacionais. Sérgio Godinho foi um dos compositores e artistas que os ajudou ao longo do trabalho enquanto banda. Em 2000/01 o grupo acabou por se afastar e os membros seguiram caminhos diferentes sendo que o mais conhecido é o caminho do músico e compositor David Fonseca, que enveredou numa carreira a solo.

Discografia dos Silence 4

  • Álbuns de estúdio:

1998 – Silence Becomes It

Silence 4

2000 – Only Pain Is Real

silence 4 x

2000 – Only pain Is Real: The Remixes (EP)

  • Álbuns ao vivo:

2004 – Ao Vivo: Coliseu Dos Recreios  (CD)

2004 – Ao Vivo: Coliseu Dos Recreios  (DVD)

2014 – Silence 4 Songbook 2014  (3CD+DVD)

silence 4 xt

2014 – Live 1998-2000 (CD), oferta da revista Blitz

  • Outros temas:

1997 – “Sons de Todas as Cores” com ‘A little respect’

2000 – “On Leiria” “Old Letters (ao vivo)”

2000 – “Easynet” – “Transplantation (ao vivo)”

398 Visualizações 1 Total
398 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.