Sarabanda

Apresentação sucinta da dança espanhola, em compasso ternário, sarabanda.

Conceito

A sarabanda (em espanhol, zarabanda) é uma forma de dança espanhola, em compasso ternário (3/4 ou 3/2), muito comum durante os séculos XVII e XVIII.

Originária da América Latina, apareceu em Espanha no século XVI, onde evoluiu com o contributo de influências árabes. Foi proibida por Filipe II, em 1538, porque era vista como devassa e feia, com a capacidade de provocar sentimentos “baixos” mas continuou a ser executada e mencionada na literatura da época.

No século XVII foi introduzida em França e Inglaterra, onde uma versão imponente, em compasso ternário, era preferida à original espanhola mais animada. A sarabanda tornou-se num andamento padrão da suite nas obras instrumentais de Purcell, Bach e Handel. Bach, particularmente, atribuía um lugar privilegiado à forma, mesmo fora das suites: por exemplo, na 26.º variação das «Variações Goldberg».

Ausente durante os períodos clássico e romântico, a sarabanda foi redescoberta no século XX por Debussy, Satie, Vaughan Williams e Britten.

583 Visualizações 1 Total

References:

Kennedy, M. (1994). Dicionário Oxford de Música. Publicações Dom Quixote.

583 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.