Definição e características do Pop Psicadélico
O Pop Psicadélico é um género musical que interliga certos elementos do Rock Psicadélico, do Folk Psicadélico e do Pop, criando uma imersão sonora atípica e única mediante o emprego de todas as influências destes estilos musicais. O objectivo desta combinação era tentar criar uma experiência sonora que conseguisse emular os efeitos de drogas alucinogénas.
Difere de outros estilos associados à música psicadélica pelo facto de dar uma ênfase estrutural mais pop e comercial às suas composições sendo, por isso, mais orientada para o grande público. Como tal, o Pop Psicadélico conseguia construir harmonias e composições relativamente apelativas, sem sofrer de demasiado experimentação.
O Pop Psicadélico dá uma igual importância a um ideal de surrealismo que se quer especialmente patente na componente lírica das músicas e nos efeitos sonoros ali empregues. Exemplos de tais efeitos normalmente utilizados são: o uso excessivo de eco e reverberação nas linhas vocais e na distorção de alguns instrumentos; gravação de vozes rebobinadas; manipulação de cassetes, entre outros.
Já a instrumentalização segue uma fórmula muito parecida àquela empregue em músicas associadas ao Pop Rock. No entanto os instrumentos escolhidos para transpor as harmonias são comparativamente mais atípicas e menos ortodoxas (exemplo disso é o uso de cítaras).
Origem e desenvolvimento
O Pop Psicadélico teve a sua origem e desenvolvimento em trabalhos em estúdio, muito devido às experiências musicais dos The Beach Boys e The Beatles, em particular com a feitura dos álbuns “Pet Sounds” e “Revolver”, respectivamente. Em particular, o álbum “Pet Sounds”, de Maio de 1966, é visto como a obra musical que deu à luz o género, enquanto que o álbum “Revolver”, de Agosto de 1966, é visto como o álbum que “atirou” o Pop Psicadélico para uma maior atenção do público.
Outros exemplos de bandas que começariam a seguir esta fórmula musical foram os The Zombies com o seu álbum “Odessey and Oracle” de 1968, “Begin” dos The Millennium, e a obra de Billy Nicholls, “Would You Believe”.
Depois dos anos setenta, o género sofreria um declínio no mercado musical e no desenvolvimento artístico, à medida que as bandas mais comerciais regressavam às raízes do Rock, e o Rock Progressivo ganhava terreno e atenção como a novidade no cenário musical. Com os anos noventa, uma série de bandas mostraram interesse em reviver o movimento psicadélico dos anos sessenta, como foi o caso dos The Flaming Lips, The Olivia Tremor Control e Gorky’s Zygotic Mynci.
Mediante o ressurgimento e remodelação do Pop Psicadélico, outro género de música surgiria como consequência, através do Neo-Psychedelia.