The Beach Boys

Os The Beach Boys são uma banda icónica do Rock americano, muitas vezes citada como um dos grupos com mais sucesso e influência na história da música pop, devido às suas harmonias vocais bastante características, inovações empregues na escrita de música e na instrumentalização em estúdio.

Com forte inspiração no Doo-Wop dos anos cinquenta, bem como no Rock & Roll, os The Beach Boys foram autores de temas populares que definiram a década de sessenta, em particular com as suas melodias e temas ligados ao surf e à Califórnia. À medida que a sua carreira progrediu, os The Beach Boys reencaminharam a sua veia musical para o chamado Progressive Pop (pop progressivo) e Baroque Pop (pop barroco), mostrando-se pioneiros na combinação inovadora de elementos de música clássica e jazz.

Origens e formação

Com a sua raiz em Hawthorne, Califórnia, os The Beach Boys formaram-se em 1961. O alinhamento original da banda era composto por Brian Wilson, que se figurava como o líder da banda, assumindo o papel de principal compositor e vocalista. A restante formação da banda era composta pelos seus dois irmãos, Carl Wilson e Dennis Wilson, pelo seu primo Mike Love, e o amigo Al Jardine. O vizinho de Brian Wilson colaboraria na execução dos primeiros quatro álbuns, sendo um membro temporário da banda entre 1962 e 1963, com vista a substituir Al Jardine que havia deixado o grupo para seguir a carreira de dentista.

767px-The_Beach_Boys_(1965)

Discografia

Nos primeiros álbuns da banda, os The Beach Boys concentrar-se-iam maioritariamente na feitura de música associada ao surf (a popularmente chamada “surf music”), sendo os principais exemplos musicais desta fase da banda temas como «Surfin’ U.S.A.» ou «Surfer Girl». Mas esta tendência viria a ser transformada a partir de 1964, à medida que a banda apostaria em músicas estruturalmente mais sofisticadas e autobiográficas.

O álbum de 1965, “The Beach Boys Today!”, seria a representação por excelência desta mudança radical na sonoridade da banda californiana. Neste mesmo ano, Bruce Johnston juntar-se-ia à banda. À medida que Brian Wilson componha músicas cada vez mais ambiciosas e com escopos mais alargados, os The Beach Boys iam-se afastando da temática simplista de surf e músicas sobre o liceu.

Com o icónico “Pet Sounds” de 1966, surgiria um dos temas mais conhecidos dos The Beach Boys, considerada por Paul McCartney, à altura do seu lançamento, como a melhor música alguma vez escrita: «God Only Knows».  Com uma sonoridade mais extravagante e luxuosa, a banda tornar-se-ia um dos símbolos da cultura psicadélica dos anos sessenta e “Pet Sounds” seria considerado como a melhor obra musical da banda, e como uma peça tremendamente influente na cultura da música pop.

Smiley Smile”, um álbum altamente antecipado por toda a massa crítica e pelos fãs, seria lançado pela banda em 1967 e daria sequência à obra do ano transacto. Com «Good Vibrations», um dos singles extraído do álbum e outra peça musical tremendamente popular da banda, elevaria o prestígio da banda. No entanto este álbum não seria concluído, muito devido à ausência criativa de Brian Wilson, provocado pelos seus problemas de saúde mental e abuso de substâncias, consequentemente afastando-se das suas competências na banda, delegando a direcção criativa das músicas aos restantes elementos. Por consequência, a imagem pública dos The Beach Boys seria afectada.

Juntamente com este álbum, “Wild Honey” e “Friends”, os The Beach Boys apresentariam uma trilogia de álbuns com menor valor de produção. Efectivamente, e com a ausência de Brian Wilson das tarefas criativas, este não seria mais creditado como o principal compositor da banda até 1977, altura em que os The Beach Boys lançariam “Love You”, um álbum que apresentaria fortes influências do movimento Synthpop, New Wave e Punk Rock que assolava o cenário musical dos anos oitenta.

Apesar da ausência de Brian Wilson, os The Beach Boys conseguiriam apresentar obras musicais que agradariam a maior parte dos fãs e dos críticos, apesar da fraca prestação de venda nas lojas. Foi o caso de álbuns como “Sunflower” e “Surf’s Up”, obras musicais que seriam e são bastante acarinhados pelos fãs devotos da banda.

Para os álbuns “Carl & the Passions – So Tough” de 1972 e “Holland” de 1973, os The Beach Boys colaborariam com os músicos sul-africanos Blondie Chaplin e Ricky Fataar, os quais colaborariam com vocais e instrumentalização.

Com o lançamento da compilação de melhores êxitos intitulada “Endless Summer”, os The Beach Boys reviveriam a sua popularidade dos anos sessenta, à medida que incorriam numa tour extensa, revisitando os êxitos que mais visibilidade tinham dado à banda.

The_Beach_Boys_(Logo)

O percurso dos The Beach Boys foi bastante atribulado, quer em termos da sua discografia e estilo musical, quer relativamente à vida pessoal dos próprios membros da banda. Aliado ao problema de saúde e drogas de Brian Wilson, Dennis Wilson faleceria em 1983 devido a um afogamento acidental, enquanto que Carl Wilson morreria em 1998 devido a um tumor cerebral e nos pulmões. Para além de todo este turbilhão pessoal, a banda seria palco de imensos processos judiciais incorridos pelos membros sobreviventes da banda.

Em toda a sua carreira, os The Beach Boys venderam mais de 100 milhões de cópias em todo o mundo, e foram induzidos no Rock & Roll Hall of Fame em 1988. É, inclusive, considerada pela popular revista Rolling Stone, como a décima-segunda melhor banda de todos os tempos.

465 Visualizações 1 Total
465 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.