Pop Barroco

Definição e principais características do pop barroco

Pop barroco (tomando a designação de “baroque pop” em inglês), é um sub-género musical ramificado do Pop que teve especial ascendência em meados dos anos sessenta, à medida que um grupo considerável de artistas ligados ao Pop Rock daquela década começaram a incorporar elementos da Música Clássica Ocidental nas suas composições. Apesar da inserção destes elementos (tais como instrumentos de cordas e o uso de cravo) em músicas pop não ser inteiramente novidade à altura (o cravo havia já sido incorporado numa série de êxitos nos anos quarenta), o pop barroco acabou por trazer uma variante melodiosa mais majestosa, exuberante e melancólica, captando fortes influências do movimento de música barroca presente nos séculos XVII e XVIII, preconizado por compositores como Bach e Vivaldi.

Para além da forte influência barroca, o pop barroco caracteriza-se por apresentar uma fluidez rítmica constante, acompanhada de uma estrutura melódica simples que acaba por se desenvolver ao longo de toda a construção musical, aliado a uma frequente contraposição de duas melodias que normalmente acabam por se cruzar à medida que a estrutura musical se desenvolve. Não obstante, o pop barroco não exclui a utilização de instrumentos mais convencionais, distintos do panorama da música clássica, tais como guitarras, órgãos eléctricos ou bateria. No entanto, todas as qualidades orquestrais que caracterizam o género mantêm uma presença proeminente na criação e desenvolvimento da melodia. Oboés, trompas e quartetos de cordas têm um papel saliente na condução da melodia e na criação de um ambiente mais exuberante.

Principais preconizadores do género

Phil Spector e Brian Wilson são umas das principais figuras na criação e desenvolvimento do pop barroco, na medida em que optaram por apostar num uso, em primeiro plano, do cravo como transporte da melodia.

Como principais êxitos e exemplos a nível musical que transcrevem o movimento do pop barroco podem ser elencadas as músicas «Walk Away Renée» do grupo norte-americano The Left Banke, o grande hino musical dos The Beach Boys, «God Only Knows», e a melodiosa «Eleanor Rigby» dos gigantes britânicos The Beatles. Todas estas composições musicais denotam um uso destacado de quartetos de cordas e, por consequência, de elementos mais clássicos. Outros exemplos igualmente relevantes, mas com outras variantes e características, são: «Care Of Cell 44» do grupo popular britânico The Zombies, e o popular êxito «A Whiter Shade Of Pale» dos Procul Harum. Apesar destas músicas não denotarem uma influência clássica tão clara como os exemplos anteriormente assinalados, são comummente associadas ao pop barroco pela presença de contrapontos de melodia verificados nas vocais, no caso da música dos The Zombies, bem como a utilização de melodias de órgão com uma sonoridade muito parecida ao estilo de Bach presente ao longo de toda a música, no caso da obra de Procol Harum.

Conclusão

O pop barroco acabaria por cair em desuso e fraca popularidade após a década de sessenta, à medida que os anos setenta davam berço ao surgimento dos movimentos Punk, Hard Rock e Disco. No entanto, muitas das suas características seriam posteriormente renascidas e incorporadas em várias obras de artistas musicais ligados a outros géneros musicais, mais especificamente os movimentos de Chamber Folk e Chamber Pop.

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