P!nk

A 8 de setembro de 1979, na Pensilvânia, nasceu Alecia Beth Moore, mais conhecida por P!nk, a emblemática cantora e compositora de pop-rock. Para além do sucesso musical P!nk é também conhecida por ser uma forte defensora dos Direitos dos Animais e dos Direitos LGBT. O nome artístico “P!nk” é uma alusão à personagem Mr. Pink do filme Dogs Resevoir, de Quentin Tarantino.

P!nk sempre teve uma vida estável quando era criança, mas o relacionamento tenso dos seus pais, seguido do divórcio, desencadearam na cantora uma atitude rebelde. P!nk encontrou na música uma forma de a consolar e acalmar. Com 14 anos já era vocalista e dançarina, até que começou a escrever as suas próprias músicas. A partir daí cantava todas as sextas-feiras à noite numa discoteca em Filadélfia. Para uma adolescente com 14 anos tornou-se uma vida difícil de gerir, e consequentemente foi engolida para o mundo das drogas e dos pequenos crimes. Aos 15 anos quase teve uma overdose.

Singer Pink arrives at the 2014 Vanity Fair Oscars Party in West Hollywood, California March 2, 2014. REUTERS/Danny Moloshok (UNITED STATES TAGS: ENTERTAINMENT) (OSCARS-PARTIES) - RTR3FZBI

 

Carreira 

Era evidente, no entanto, que P!nk tinha um enorme talento para a música. Numa noite, foi convidada por um grupo de R & B para ser a vocalista da banda. Mas, apesar de inúmeras tentativas o grupo nunca atingiu muitos fãs e esteve apenas formado durante dois anos.

Porém, para a cantora, nenhuma experiência foi um desastre. Com o apoio da produtora LaFace, P!nk teve a oportunidade de se lançar numa carreira a solo. O seu primeiro álbum, já depois de ter mudado o seu nome para P!nk, teve o nome de Can not Take me Home. Lançado em 2000, o disco teve um sucesso surpreendente, e atingiu o Top 10 com três singles: “Most Girls”, “You Make Me Sick” e “There You Go”.

A cantora acabou por encontrar mais do que aquilo que estava à procura, quando em 2002, colaborou com Christina Aguilera, Mya e Lil ‘Kim, na trilha sonora de Moulin Rouge. Nesse mesmo ano lançou um single do seu segundo álbum, “Get the Party Started”, um hit poderoso que atingiu o Top 5. Foi o lançamento perfeito para o seu segundo álbum, M!ssundaztood, um disco repleto de rock que passou a vender mais de 10 milhões de cópias por todo o mundo.

Um ano depois, Pink recompensou os seus fãs com seu terceiro álbum, Try This, um álbum ainda mais centrado no rock demarcado com um single de sucesso (“Trouble”) e um Grammy para Melhor Performance de vocal feminino. Apesar do seu sucesso crítico, o álbum não conseguiu capturar o tipo de atenção e vendas que seu antecessor fez.

Em 2006, Pink lançou seu quarto álbum, I’m Not Dead, que parecia ser a linha mais sincera de músicas de Pink até ao momento. O álbum incluiu o single “Stupid Girls”, um ataque pontuado sobre a paixão e sobre celebridades em torno de pessoas como Paris Hilton e Britney Spears.

Em 2010, Pink lançou Greatest Hits … So Far !!, um álbum de compilação que apresentou os seus hits “F * ckin ‘Perfect” e “Raise Your Glass”. Dois anos depois, surgiu o sexto álbum de estúdio, The Truth About Love, subiu ao topo do Billboard 200 com vários singles top 10.

Em agosto de 2017, P!nk lançou “What About Us”, o primeiro single do seu sétimo álbum de estúdio, Beautiful Trauma, lançado a 13 de outubro do mesmo ano.

 

Mandatory Credit: Photo by Chelsea Lauren/REX/Shutterstock (9028017by) Pink MTV Video Music Awards, Show, Los Angeles, USA - 27 Aug 2017

MTV Video Music Awards, Show, Los Angeles, USA – 27 Agosto 2017

 

Vida pessoal

Longe do estúdio de gravação, a vida de Pink também estava a evoluir. Casou-se com o seu namorado, a estrela de Motocross Carey Hart, na Costa Rica. Mas, tal como o casamento dos seus pais, a união de Pink com Hart provou ser tumultuada, e apenas dois anos depois o casal separou-se. O seu quinto álbum, Funhouse (2008), tirou das emoções cruas que sentia pela separação.

Como sempre, a música ajudou Pink a curar, e a reflexão sobre o seu relacionamento em desmoronamento com Hart ajudou o casal a reunir-se. Depois de muita especulação, Pink revelou numa entrevista em fevereiro de 2010 com Oprah Winfrey que ela e o seu marido estavam de volta juntos. A cantora disse a Winfrey que a sua separação de Hart lhe ensinou várias coisas sobre si mesma e lhe ensinou também a viver num casamento. Em junho de 2011, ela deu à luz a filha Willow Sage. Em 26 de dezembro de 2016, a família recebeu um bebé, Jameson Moon.

Apesar da sua imagem de menina dura, Pink também mostrou um lado mais suave para o público. Ela é uma forte defensora da comunidade LGBT e dos Direitos dos animais, colocando a celebridade atrás de campanhas patrocinadas pelo People for the Ethical Treatment of Animals (PETA). E também também apoia organizações como Human Rights Campaign, UNICEF e Save the Children.

193976_55530cc5a9712d726f369732ec352593

 

1003 Visualizações 1 Total
1003 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.