Quem foi Nara Leão?
Nara Leão foi a Musa da Bossa Nova brasileira. A cantora também era sambista e compositora. Ela ficou mundialmente conhecida pelo seu talento e ativismo durante o período de ditadura militar no Brasil.
Biografia
Nara Lofego Leão nasceu em Vitória, no Espírito Santo, no dia 19 de janeiro de 1942. Quando ela tinha apenas um ano de idade, porém, seus pais se mudaram para o Rio de Janeiro, onde ela viveu quase toda a sua vida. Descendente de portugueses e italianos, e filha de pai advogado e mãe professora, Nara Leão começou a tocar violão muito cedo.
Com 14 anos, ela pediu aos pais para estudar o instrumento na academia de Carlos Lyra e Roberto Menescal, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Quatro anos mais tarde, ela tornou-se professora na mesma escola, tamanho o seu talento.
A bossa nova tomou forma no Brasil durante ano de 1957, quando Nara Leão era ainda uma adolescente. Entretanto, na altura ela já se interessava pelo estilo e já se reunia com outros futuros grandes nomes da área, como Roberto Menescal, Carlos Lyra, Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli.
Por influência de Carlos Lyra, a cantora passa a se interessar pelo samba proveniente do morro e das favelas. No início dos anos 1960, ela também começa a namorar o cineasta Ruy Guerra, o que acaba por interferir na sua carreira.
Somente em 1963 que Nara Leão estreia profissionalmente. Protagonista da comédia Pobre menina rica, ela aparece ao lado de Carlos Lyra e Vinícios de Moraes. Depois do Golpe de 1964, Nara Leão se destaca com a apresentação do espetáculo Opinião. Cheio de crítica social contra a repressão do regime recém imposto, ela começa sua nova trajetória como cantora de protesto.
Ela também se consagrou pela interpretação de músicas conhecidas de Chico Buarque.
Nara Leão faleceu dia 7 de junho de 1989, de um tumor maligno. Sua saúde, desde pequena, sempre foi muito frágil e chegou a afastar dos palcos por alguns períodos.