Música Concreta

Este artigo tem como objectivo definir o conceito de música concreta, um estilo de música do século XX.

O conceito de música concreta

A música concreta é um estilo de música do século XX preparado a partir de sons gravados, tanto naturais (por exemplo, animais), como produzidos pelo homem (por exemplo, tráfico).

O termo foi inventado no final da década de 40, pelo compositor francês Pierre Schaeffer, que começou a fazer experiências, no Estúdio de Ensaios da Rádio Francesa, com aquilo que chamou musique concrète, ou seja, composta directamente sobre fitas magnéticas, sem a abstracção da simbologia musical. Os sons eram registados e, em seguida, transferidos para outra fita, onde eram misturados, superpostos e modificados de diversas maneiras. Pode-se modificar a altura do som alternando-se a rotação da fita (quanto maior a velocidade, mais alto som, e vice-versa), ou tocá-la no sentido contrário. A composição resultante é uma montagem de sons armazenados em fita, que pode ser tocada à vontade, e dispensa a figura do intérprete.

Estritamente falando, a música concreta não deveria ser modificada electronicamente, embora a distinção entre ela e o som sintetizado electronicamente tenha vindo a desaparecer gradualmente até que o termo música electrónica passou a englobar todo o processo.

2418 Visualizações 1 Total
2418 Visualizações

A Knoow é uma enciclopédia colaborativa e em permamente adaptação e melhoria. Se detetou alguma falha em algum dos nossos verbetes, pedimos que nos informe para o mail geral@knoow.net para que possamos verificar. Ajude-nos a melhorar.